conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Informativos

INFORMATIVO 180 - Reforma Mineira


Warning: getimagesize(info_imagens/176.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/serjusmigorg/antigo.serjusmig.org.br/noti_pad.php on line 417

Assembléia promulga primeira proposição do pacote de reformas do Governo Estadual

No dia 16/07/2003, foi promulgada pela Assembléia Legislatva a primeira proposição do Governador Aécio Neves denominada “ Choque de Gestão EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 57/2003.
Após uma intensa mobilização das lideranças sindicais junto à Assembléia Legislativa, onde a atuação do SERJUSMIG ficou patente em todas as fases de tramitação da proposição, diversos pontos, antes considerados imutáveis pelo governo, foram modificados para que os direitos dos servidores fossem preservados.
Na proposta inicial do governo, os servidores iriam perder importantes benefícios, mas graças a mobilização das categorias e sempre utilizando o diálogo como arma de negociação, houve um avanço significativo para que as perdas fossem amenizadas, mesmo com o governo tendo a maioria dos deputados a seu favor na Assembléia Legislativa.
Também teve papel importante nas negociações a bancada do bloco dos partidos PT e PC do B.
Veja alguns pontos garantidos nas negociações constantes na referida proposição:
ATUAIS SERVIDORES: Ficou garantida a aquisição do quinquênio e o adicional trintenário pelo único critério de tempo de serviço. Ficou ainda preservado o direito do gozo a cada período de cinco anos de efetivo serviço, de férias prêmio com duração de três meses (o governo tinha a intenção de cortar todos estes benefícios para os atuais servidores).
FUNÇÃO PÚBLICA: Ficou assegurado os adicionais de tempo de serviço (quinquênio, férias prêmio e adicional trintenário) para os mesmos. (o governo também tinha a intenção de cortar estes benefícios para os mesmos).
FUTUROS SERVIDORES: Quinquênios e adicional trintenário serão substituídos pelo prêmio por produtividade e o adicional de desempenho que serão concedidos após avaliação de desempenho. Férias prêmio será concedida pelo critério de tempo de serviço.
PERDAS PARA TODOS OS SERVIDORES: Para todas as férias prêmio adquiridas posteriormente a 29 defevereiro de 2004, o servidor não poderá mais converter em espécie, para fins de aposentadoria, as mesmas somente poderão ser gozadas. Ficou extinta com a sanção da emenda qualquer possibilidade de apostilamento em cargo de confiança.
CONQUISTA IMPORTANTE: Ao servidor em exercício, que na data da publicação da emenda, for nomeado para outro cargo no Estado em razão da aprovação de concurso público, fica assegurado o direito à percepção dos adicionais por tempo de serviço e das férias prêmio adquiridos e a adquirir, isto quer dizer que o servidor (efetivo ou função pública) que for nomeado por concurso público, para cargo no Estado, continuará a ter seus benefícios de quinquênio, trintenário e férias prêmio pelo critério de tempo de serviço.
Veja abaixo a íntegra da referida emenda.

ATRAVÉS DE UM TRABALHO INTENSO DAS VERDADEIRAS LIDERANÇAS SINDICAIS JUNTO À ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, VÁRIOS DIREITOS DOS SERVIDORES FORAM PRESERVADOS.

A MOBILIZAÇÃO E A UNIÃO SÃO AS PRINCIPAIS FERRAMENTA DE LUTA DOS SERVIDORES.



EMENDA À CONSTITUIÇÃO 57 2003

Altera os arts. 14, 25, 31, 39, 125 e 290 e revoga os § 1 e 2° do art. 32 da Constituição do Estado e acrescentaos arts. 112 a 121 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
A Mesa da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, nos termos do art. 64, § 4º, da Constituição do Estado, promulga a seguinte emenda ao texto constitucional:

Art. 1° - O § 11 do art. 14 da Constituição do Estado fica acrescido o seguinte inciso V:
"Art. 14 - (...)
§ 11 - (...)
V - alteração do quantitativo e da distribuição dos cargos de provimento em comissão e das funções gratificadas, observados os valores de retribuição correspondentes e desde que não altere as unidades orgânicas estabelecidas em lei e não acarrete aumento de despesa.”.
Art. 2° - Os dispositivos a seguir relacionados da Constituição do Estado passam a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 25 - (...)
III - a de dois cargos e empregos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas.
(...)
Art. 39 - (...)
§ 11 - Aplica-se ao militar o disposto nos §§ 1°, 2°, 3°, 4°, 5° e 6° do art. 31 e nos §§ 4°, 5°, 6° e 7° do art. 36 desta Constituição e nos incisos VI, VIII, XII, XVII, XVIII e XIX do art. 7° da Constituição da República.
(...)
Art. 125 - (...)
I - (...)
e) os direitos previstos no art. 7°, VIII, XII, XVII, XVIII e XIX, da Constituição da República; no § 4° e no inciso I do § 6° do art. 31 e no § 5° do art. 36 desta Constituição;
...)
Art. 290 - (...)
I - a férias-prêmio em dobro, em relação às previstas no art.31, § 4°, desta Constituição, se integrante do Quadro de Magistério;
II - a gratificação calculada sobre seu vencimento básico, incorporável à remuneração.”.
Art. 3° - O art. 31 da Constituição do Estado passa a vigorar com a redação que segue:
“Art. 31 - O Estado assegurará ao servidor público civil da Administração Pública direta, autárquica e fundacional os direitos previstos no art. 7°, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, da Constituição da República e os que, nos termos da lei, visem à melhoria de sua condição social e da produtividade e da eficiência no serviço público, em especial o prêmio por produtividade e o adicional de desempenho.
§ 1° - A lei disporá sobre o cálculo e a periodicidade do prêmio por produtividade a que se refere o “caput” deste artigo, o qual não se incorporará, em nenhuma hipótese, aos proventos de aposentadoria e pensões a que o servidor fizer jus e cuja concessão dependerá de previsão orçamentária e disponibilidade financeira do Estado.
§ 2° - O adicional de desempenho será pago mensalmente, em valor variável, calculado nos termos da lei, vedada sua concessão ao detentor, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.
§ 3° - Para fins de promoção e progressão nas carreiras será adotado, além dos critérios estabelecidos na legislação pertinente, o sistema de avaliação de desempenho, que será
disciplinado em lei, podendo ser prevista pontuação por tempo de serviço.
§ 4° - Serão concedidas ao servidor ocupante de cargo de provimento efetivo e função pública férias-prêmio com duração de três meses a cada cinco anos de efetivo exercício no serviço público do Estado de Minas Gerais.
§ 5° - A avaliação de desempenho dos integrantes da Polícia Civil, para efeito de promoção e progressão nas respectivas carreiras, obedecerá a regras especiais.
§ 6° - Fica assegurado ao servidor público civil o direito a:
I - assistência e previdência sociais, extensivas ao cônjuge ou ao companheiro e aos dependentes;
II - assistência gratuita, em creche e pré-escola, aos filhos e aos dependentes, desde o nascimento até seis anos de idade;
III - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas.
Art. 4° - O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado fica acrescido dos seguintes arts. 112,113, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120 e 121:
"Art. 112 - Ao servidor público estadual da Administração Pública direta, autárquica e fundacional e ao militar que tenham ingressado no serviço público do Estado de Minas Gerais até a data da publicação desta emenda à Constituição, é assegurada a percepção de adicional de 10% (dez por cento) sobre o seu vencimento básico, a cada período de cinco anos de efetivo exercício, o qual a este se incorpora para fins de aposentadoria.
Parágrafo único - Fica assegurada a concessão de adicional de 10% (dez por cento) sobre seu vencimento básico e gratificação a cada período de cinco anos de efetivo exercício no serviço público
o servidor público e ao militar de que trata o “caput” deste artigo que tenham implementado os requisitos para obtenção de tal benefício até a data de publicação da Emenda à Constituição da
República n° 19, de 4 de junho de 1998.
Art. 113 - Ao servidor público estadual da Administração Pública direta, autárquica e fundacional que tenha ingressado no serviço público do Estado de Minas Gerais até a data da publicação desta emenda à Constituição, é assegurada a percepção de adicional de 10% (dez por cento) sobre o seu vencimento básico quando completar trinta anos de serviço ou, antes disso, se implementado o interstício necessário para a aposentadoria voluntária integral, o qual se incorpora ao vencimento para fins de aposentadoria.
Parágrafo único - Fica assegurada a concessão de adicional de 10% (dez por cento) sobre sua remuneração, quando completar trinta anos de serviço, ao servidor público de que trata o “caput” deste
artigo que tenha implementado os requisitos para obtenção de tal benefício até a data de publicação da Emenda à Constituição da República n° 19, de 4 de junho de 1998.
Art. 114 - É garantida a contagem em dobro das férias-prêmio não gozadas:
I - para fins de concessão de aposentadoria, as férias-Prêmio adquiridas até a data da publicação da Emenda à Constituição da República n° 20, de 15 de dezembro de 1998;
II - para fins de percepção de adicionais por tempo de serviço, quando da aposentadoria, ao servidor que tenha cumprido os requisitos para a obtenção de tal benefício.
Art. 115 - O servidor e o militar na ativa na data de publicação desta emenda à Constituição poderão, por opção expressa e na forma da lei, substituir pelo sistema de adicional de desempenho a que se refere o art. 31 desta Constituição as vantagens por tempo de serviço que venham a ter direito a perceber.
Parágrafo único - Fica mantido o direito aos adicionais por tempo de serviço ao servidor que, na data de publicação desta emenda à Constituição, seja detentor, exclusivamente, de cargo em comissão declarado de livre nomeação e exoneração, quando provido em outro cargo de mesma natureza, desde que o ato de nomeação ocorra até noventa dias após a exoneração.
Art. 116 - É vedada a percepção de acréscimo pecuniário em razão exclusiva do tempo de serviço ao servidor que ingressar no serviço público após a publicação desta emenda à Constituição,
excetuado o disposto nos §§ 3° e 5° do art. 31 e no parágrafo único do art. 116 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
Art. 117 - Fica assegurado ao servidor público civil e ao militar, quando de sua aposentadoria, o direito de converter em espécie as férias-prêmio adquiridas até 29 de fevereiro de 2004 e não gozadas.
§ 1° - Ao detentor, exclusivamente, de cargo em comissão declarado de livre nomeação e exoneração ou de função pública não estável fica assegurada a conversão em espécie das férias-prêmio adquiridas até 29 de fevereiro de 2004 e não gozadas, a título de indenização, por motivo de exoneração, desde que não seja reconduzido ao serviço público estadual no prazo de noventa dias
contados da data da exoneração.
§ 2° - Para a conversão em espécie de que trata o § 1°, a base de cálculo será a média ponderada dos vencimentos dos cargos ocupados pelo servidor no período a que se referir o benefício.
§ 3° - Para fins do disposto no § 1°, só serão computadas as férias-prêmio decorrentes de serviço público estadual prestado no próprio Poder em que houver ocorrido a exoneração.
Art. 118 - Ao servidor público civil e ao militar do Estado de Minas Gerais em exercício na data de publicação desta emenda à Constituição que for nomeado para outro cargo no Estado em razão de aprovação em concurso público fica assegurado o direito à percepção dos adicionais por tempo de serviço e das férias-prêmio adquiridos e a adquirir.
Art. 119 - Para fins de aposentadoria, é garantida a contagem proporcional correspondente ao tempo de efetivo exercício de magistério na iniciativa privada e na rede pública municipal,
estadual ou federal de ensino, até a data da publicação da Emenda à Constituição da República n° 20, de 16 de dezembro de 1998:
I - ao Professor ou ao Regente de Ensino que tenha passado a ocupar cargo efetivo, cargo em comissão ou função gratificada diversa do exercício de docência, até a data do afastamento para o
exercício desses cargos ou funções, e que não tenha completado vinte e cinco anos de efetivo exercício de magistério, se mulher, ou trinta anos, se homem, hipótese em que se sujeitarão à
aposentadoria na regra geral;
II - ao Especialista da Educação, relativamente ao tempo em que exerceu o cargo ou função de Professor e àquele a que se refere a Lei n° 8.131, de 22 de dezembro de 1981, até 10 de maio
de 1990, data da publicação da decisão liminar do Supremo Tribunal Federal na ADIN-152, a qual suspendeu a eficácia do art. 286 desta Constituição, que:
a) não tenha implementado o requisito temporal para se beneficiar da aposentadoria especial até 22 de setembro de 1992;
b) se tenha aposentado a partir de 26 de maio de 1992, com proventos proporcionais, nos termos do art. 36, inciso III, alínea “c” ou “d”, da Constituição do Estado;
c) se tenha aposentado no período de 26 de maio a 22 de setembro de 1992, nos termos do art. 36, inciso III, alínea “a”, da Constituição do Estado, por não contar trinta anos de efetivo exercício de magistério, se homem, ou vinte e cinco anos, se mulher;
III - ao servidor do Quadro do Magistério em exercício no Órgão Central da Secretaria de Estado de Educação, em Superintendência Regional de Ensino, em Núcleo do Programa Estadual de Alimentação Escolar e em Unidades Estaduais de Ensino que tenha optado pelo Quadro Permanente, nos termos do art. 16 da Lei n° 9.346, de 5 de dezembro de 1986, e do art. 37 da Lei n°9.381, de 18 de dezembro de 1986, relativamente ao período de magistério anterior à opção, e tenha retornado ao cargo anteriormente ocupado, nos termos do art. 10 da Lei n° 9.592, de
14 de junho de 1988;
IV - ao servidor ocupante de cargo pertencente a Quadro de Pessoal distinto do de magistério.
Art. 120 - Para fins do cálculo de adicionais, é assegurada ao servidor público estadual a contagem proporcional correspondente ao tempo de efetivo exercício de magistério na iniciativa privada e na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino, na forma do artigo anterior, até a data da publicação desta emenda à Constituição.
Art. 121 - Ficam revogadas as legislações dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas e do Ministério Público referentes a apostilamento em cargo de provimento em comissão ou função gratificada.
§ 1° - Fica assegurado ao servidor ocupante de cargo de provimento efetivo o direito de continuar percebendo, nos termos da legislação vigente até a data de promulgação desta emenda à Constituição, a remuneração do cargo em comissão ou função gratificada que exerça nessa data, quando dele for exonerado sem ser a pedido ou por penalidade ou quando se aposentar, ficando
garantido, para esse fim, o tempo exercido no referido cargo de provimento em comissão ou função gratificada até data a ser fixada em lei.
§ 2° - Os Poderes e órgãos a que se refere o “caput” deste artigo encaminharão, no prazo de sessenta dias contados da promulgação desta emenda à Constituição, projeto de lei contendo
as regras de transição.
§ 3° - Para o Poder ou órgão que não cumprir o prazo previsto no § 2°, adotar-se-á a data de 29 de fevereiro de 2004 como limite para contagem do tempo para efeito de apostilamento.”.
Art. 5° - O Poder Executivo encaminhará à Assembléia Legislativa, até 31 de dezembro de 2003, os projetos de lei relativos aos planos de carreira dos servidores públicos civis do Poder Executivo em exercício na data de publicação desta emenda à Constituição e dos que ingressarem no serviço público estadual a partir dessa data.
Art. 6° - Ficam revogados o art. 285 e os §§ 1° e 2° do art.32 da Constituição do Estado.
Art. 7° - Esta emenda à Constituição entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio da Inconfidência, em Belo Horizonte, aos 15 de julho de 2003.

Deputado Mauri Torres - Presidente
Deputado Rêmolo Aloise - 1º-Vice-Presidente
Deputado Adelmo Carneiro Leão - 2º-Vice-Presidente
Deputado Dilzon Melo - 3º-Vice-Presidente
Deputado Antônio Andrade - 1º-Secretário
Deputado Luiz Fernando Faria - 2º-Secretário
Deputado Pastor George - 3º-Secretário




(Incluída em 24/07/2003 às 17:21)

Retorna ao índice de Informativos

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524