conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Riqueza de ideias e de participação faz abertura do “12º Encontro de Delegados”


Por Dinorá Oliveira

Cerca de quinhentos servidores da Primeira Instância da Justiça mineira unidos. Todos refletindo e avaliando; debatendo e questionando. Esse é o cenário natural do Encontro Anual de Delegados. Promovido pelo Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais (SERJUSMIG), neste 2010, o evento chega à sua 12ª edição. Durante toda a tarde desta quinta, 26/8/2010, caravanas lotadas de delegados - representando todos os cantos das Alterosas - chegaram ao Hotel Fazenda Tauá (Caeté). Antes da abertura, por volta das 18 horas, os delegados foram saudados por duas apresentações musicais da Polícia Militar (PM/MG). Primeiro, no pátio externo, um show da Banda. Na seqüência, o Grupo Câmara da Orquestra Sinfônica da PM marcou a pré-abertura do evento. Além dos delegados e convidados, o “12º Encontro” foi prestigiado pelos deputados estaduais mineiros Padre João (PT) e Sargento Rodrigues (PDT), acompanhados de assessores.

Primeiro tempo: na configuração da “Mesa de Abertura”, a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, deu início aos trabalhos do “Encontro”. Sandra agradeceu e saudou, com grande satisfação, a presença dos quase 500 delegados. Ladeada pelos também dirigentes do Sindicato Maria Auxiliadora Alves (Conselho Fiscal); Luiz Fernando P. Souza (1º Vice-Presidente); Rui Viana (2º Vice-Presidente) e José Teotônio P. Gouveia (Diretor-Secretário); Sandra explicou a dinâmica da programação, ressaltando que os trabalhos seriam oficialmente abertos após a aprovação do “Regimento Interno” do Encontro (apreciado nesta mesma noite e local). Em nome da diretoria da entidade, ela ressaltou as lutas e dificuldades da categoria, além de enfocar a importância de os servidores do Tribunal de Justiça mineiro (TJMG) fortificarem a união, sobretudo neste momento de “naturais incertezas e expectativas” (em razão de ser início de nova gestão na administração do Tribunal).

Aula inaugural: a palestra de abertura contou com uma espirituosa, bem-humorada e rica explanação do educador Julio Machado, abordando liderança. Numa verdadeira aula sobre o tema, o palestrante enfocou pontos cruciais nesse quesito para os serventuários do Judiciário (sobretudo para aqueles que também atuam como delegados de base). Na oportunidade, as centenas de mentes argutas – que lotavam um dos maiores auditórios do Hotel - puderam esclarecer dúvidas, assim como aprofundar embasamento e reflexões sobre o assunto. Tal empenho sempre centrado numa meta comum: analisar pontos valiosos aos interesses do funcionalismo das comarcas do TJMG, visando à busca de alternativas e caminhos melhores para o cotidiano funcional da categoria. Recreio: após os “bons ventos”, já anunciados nos shows, na abertura e na primeira palestra; veio o saboroso espaço de descontração e reencontro durante o jantar inaugural. Momento em que todos puderam se confraternizar; rever amigos e colegas; trocar mais ideias e, é claro; matar saudades. Foi um fim de noite perfeito para ativar os ânimos para a sexta-feira e o sábado, que já anunciavam bastante trabalho.

Dever de Casa? Sim. E todos com a mente ligada. Afinal, na sexta, 27/8, as atividades têm início às 9 horas, com palestra sobre “Gestão de Pessoas/Saúde do Trabalhador”, proferida pelo mestre em psicologia e administrador Leandro Soares. Além disso, ainda pela manhã, oficina sobre formação sindical (com apresentação do Manual do Delegado do SERJUSMIG). Atividade esta coordenada por dirigentes do Sindicato. Após o almoço, mais ação, com explanação das sindicalistas Yvone Barreiros e Beatriz S. Cerqueira, representando, respectivamente, a Associação dos Oficiais de Justiça/SP (Aojesp) e o Sindicato dos Professores da Rede Pública/MG (SindUte/MG). Ambas sobre as recentes experiências de greve conduzidas pelas duas entidades. Após cada “turno de atividades”, adicionaremos novos dados e informações aqui no site. Então, fique ligado e não deixe de conferir. Assim, ainda que de longe, você, colega da Justiça, permanece “por dentro” de tudo o que está sendo feito durante este “12º Encontro de delegados do SERJUSMIG”, que segue até o domingo, 29/8.

Veja fotos do Encontro


(Incluída em 26/08/2010 às 20:43)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524