conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Encontro de Delegados 2010: energia e disposição no início desta sexta-feira laboriosa


Por Dinorá Oliveira

Depois de um início entusiástico, realizado na noite da quinta-feira, 26/8/2010 (leia, neste site, texto sobre a abertura), os quase 500 servidores da primeira Instância da Justiça mineira - reunidos no “12º Encontro de Delegados do SERJUSMIG” - iniciaram a sexta-feira, 27/8, com “todo o gás”. Desde as 7 horas - início do café da manhã - já era possível perceber a “troca de energia positiva e calor humano”; assim como a boa disposição dos participantes para começar um dia que prometia bastante trabalho e estudo. Já nesse primeiro momento, era possível vislumbrar grupos de profissionais das mais diversas comarcas das Gerais, todos com amplos sorrisos, “recarregando as baterias” para o começo das atividades.

Ampliando horizontes: às 9 horas, início das obrigações do 2º dia deste “Encontro 2010”, no grande auditório azul do Hotel Tauá, quase já não se encontravam espaços livres. A turma se mostrava disposta, pronta para ouvir a palestra do mestre em Psicologia Social e administrador Leandro Soares, em sua abordagem sobre “Gestão de Pessoas/Saúde do Trabalhador”. O escritor, que também é Professor da Universidade de Brasília (UNB), soube canalizar bem toda a energia que emanava dos participantes. Leandro fez uma explanação esclarecedora e rica, por meio da qual os delegados puderam ampliar horizontes, agregando novos e valiosos “olhares” sobre o tema em pauta.

Fortalecendo Laços: Após a grata contribuição do professor Leandro, mais conhecimento para todos: coordenada por dirigentes do SERJUSMIG, foi iniciada a oficina de “Formação Sindical” (com apresentação do Manual do Delegado). Nesta, a preocupação ficou centrada no trabalho de base, no contato com os servidores das mais diversas regiões de nosso grande Estado das Minas Gerais. Os diretores do Sindicato abordaram os direitos, deveres, obrigações e desafios de TODA a categoria. A oficina teve o propósito de oferecer novas ferramentas para a atuação dos delegados, bem como de fortalecer a integração e a troca de ideias e experiências. Com esse tipo de intervenção, a diretoria do SERJUSMIG visa a instrumentalizar os representantes dos servidores da Primeira Instância. O propósito é colaborar na indicação de novas vias para que, assim, todos tenhamos condições de utilizar – e de forma otimizada - as informações absorvidas durante o evento. Além disso, com a oficina e o manual, aliados à troca de ideias e experiências que esses momentos permitem, temos novas chances de fortalecer laços, ampliando a integração de todos os presentes.

Estimulando reflexões: por volta das 12h30, foi encerrada a jornada matinal desta sexta, 27/8. Devidamente abastecidos de novos olhares, os delegados tiveram um merecido intervalo para o almoço. É chegada a hora de alimentar o corpo! Por enquanto, a mente se encontra bem-nutrida. No intervalo, essas cabeças “recheadas de novidades” poderão refletir sobre as primeiras - e ricas - horas desta manhã. Assim, preparam-se para as boas surpresas da tarde, com as palestras das sindicalistas Yvone Barreiros e Beatriz S. Cerqueira, representando, respectivamente, a Associação dos Oficiais de Justiça/SP (Aojesp) e o Sindicato dos Professores da Rede Pública/MG (SindUte/MG). Ambas sobre as recentes experiências de greve conduzidas pelas duas entidades. Relembramos que, ao final de cada “turno de atividades”, adicionaremos novos dados aqui no site. Acompanhe! Assim, mesmo que esteja longe, você, servidor, permanece “por dentro” de tudo o que está sendo feito durante este “12º Encontro de delegados do SERJUSMIG”, que segue até o domingo, 29/8.

Veja fotos do Encontro


(Incluída em 27/08/2010 às 14:40)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524