conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Encontro Nacional

Encontro Nacional intensifica a luta unificada dos serventuários da justiça

5º Encontro

SERJUSMIG leva delegação com 70 servidores de todo o Estado de Minas

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, cerca de 70 servidores da justiça de 1ª instância de Minas Gerais, além de servidores da 2ª Instância da Justiça mineira e também dos Judiciários dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Pará participaram do 5º Encontro Nacional dos Trabalhadores do Judiciário, organizado pelo movimento Coordenação, na cidade de Curitiba/PR.
De acordo com os participantes, o 5º Encontro foi marcado pela grande conscientização e mobilização dos servidores de todo o País, que se apresentaram muito dispostos a lutar.

Atividades
No primeiro dia de trabalho, foi debatida a posição do Poder Judiciário diante a enorme crise política do país, gerada pelas denúncias de corrupção no Congresso, fazendo, principalmente uma análise da legitimidade das reformas aprovadas e as que aguardam votação na Casa.
Além da discussão da crise política, foram ainda abordados, durante o segundo painel, a discriminação e o assédio moral. Painel, este, muito aguardado por vários servidores que durante a discussão, apresentaram relatos emocionados e estarrecedores de situações vividas dentro das secretarias e fóruns de todo o País. Restou claro que é grande a prática do assédio moral dentro do Judiciário e, por isso, intensa deverá ser a luta das entidades representativas dos servidores contra essa ação e pela efetiva punição daqueles que o praticam.
No terceiro e último dia de trabalho, foi discutida a construção de um plano de lutas unificado, a ser apontado como indicativo para os sindicatos que representam os servidores do Judiciário de todo o País.
Para isso os participantes foram divididos em cinco grupos. Cada grupo debateu todas as questões apresentadas durante o Encontro e apontou propostas para a atuação da luta unificada dos serventuários da justiça. Ao final, a plenária votou os itens apresentados pelos grupos.

Plano de luta unificado
A partir dos relatos e proposições apresentadas pelos grupos formados no último dia, os servidores presentes no 5º Encontro Nacional aprovaram uma pauta de luta unificada. Veja alguns pontos:

Intensificar a luta para anular a Reforma Previdenciária e impedir a aprovação das Reformas Sindical, Trabalhista e Universitária.
Promover uma grande mobilização nacional contra o assédio moral, esclarecendo e debatendo exaustivamente sobre o assunto com os servidores e divulgar os abusos de poder, discriminação e exploração dos servidores do Judiciários à sociedade brasileira. Um manifesto será encaminhado também a todos os Tribunais de Justiça do País, repudiando essa prática dentro do Judiciário.
No primeiro semestre de 2006, marcar um dia com luta nacional dos trabalhadores do judiciário, na mesma data e cidade em que o colégio de Presidentes dos Tribunais se reunir. Nessa data, os servidores do judiciário denunciarão as faltas de condições de trabalho, de política salarial, além do assédio moral e também a discriminação no tratamento dos assuntos relacionados aos interesses dos servidores e aos dos magistrados.

Outras deliberações foram votadas e aprovadas pela Plenária.
Veja a cobertura completa na próxima edição do Serjusmig Notícias.

Assessoria de Comunicação do Serjusmig

(Incluída em 06/10/2005 às 12:27)

Retorna ao índice de Encontro Nacional

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524