conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Diligências: SERJUSMIG volta a se reunir com Secretário da Presidência

Aflição da categoria em relação aos baixos valores do reembolso, frente a recentes reajustes de combustíveis, é ressaltado!


Garantir um REAJUSTE EMERGENCIAL ao reembolso das Diligências da Justiça Gratuita (cujos valores estão congelados desde 2008). Este foi o tema da reunião entre o Secretário Especial da Presidência, Luiz Carlos Elói (interlocutor oficial da presidência da Casa com os representantes dos servidores) e dirigentes do SERJUSMIG (a presidente, Sandra Silvestrini; e o diretor Alípio Braga, que é oficial de Justiça). No encontro, realizado na tarde desta segunda-feira, 23/5/2011, além de reiterar os apelos pela URGÊNCIA na recomposição dos defasados valores “reembolsados” pelo Tribunal (TJMG), os representantes do NOSSO Sindicato aproveitaram para protocolizar MAIS UM abaixo-assinado dos Oficiais de Justiça, reivindicando uma solução para o drama que vivem(sobretudo, agora, com os abusivos aumentos nos combustíveis). Acompanhando o abaixo-assinado, protocolou-se um Ofício do SERJUSMIG.


Cópia do Ofício SERJUSMIG, com o Abaixo-Assinado, é protocolizada na Presidência do TJ, após a reunião.

Este apresenta argumentos em defesa do reajuste, assim como sugere uma solução emergencial, uma forma paliativa de “amenizar o estrago” (enquanto a categoria aguarda que se chegue a um efetivo “denominador comum”).

O representante da Casa da Justiça, Luiz Carlos Elói, mostrou-se afinado com a sugestão do NOSSO Sindicato. Segundo ele, nos próximos dias, pretende ampliar empenho no sentido de finalizar entendimentos com a Secretaria de Planejamento da Casa (Seplag/TJMG) sobre essa situação “caótica” dos valores dos reembolsos, a fim de construir uma proposta. Esta seria, na seqüência, enviada à Presidência do Tribunal. O Secretário afirmou que considera o assunto como prioritário. Luiz Carlos Elói ressaltou que avaliará a sugestão do SERJUSMIG (propusemos que, EMERGENCIALMENTE, o valor de reembolso das Diligências da Justiça Gratuita seja unificado em R$ 13: TREZE REAIS, independentemente do tipo de mandado a ser cumprido: Clique aqui e leia o ofício protocolizado com o abaixo-assinado).Os dirigentes da NOSSA entidade ressaltaram as dificuldades enfrentadas por Oficiais de Justiça, Assistentes Sociais, Psicólogos e Comissários (que executam tais diligências), frisando que NOSSA PROPOSTA DE SOLUÇÃO EMERGENCIAL conta com a aprovação da maioria dos desses profissionais. Aprovação endossada em nossas Assembleias-Gerais (AGEs).

Ao final do diálogo, ficou claro que o representante do TJMG está convencido da necessidade de se solucionar com urgência tal situação. Ele endossou as palavras do SERJUSMIG de que “é essencial que se comece a caminhar, e de forma concreta”. E foi além, fez questão de ressaltar que não se chega ao fim do caminho de “uma só vez”, é preciso dar o PRIMEIRO PASSO, ainda que, futuramente, ele possa vir a exigir alguns ajustes. Esta foi a segunda reunião entre os representantes do SERJUSMIG e o interlocutor da Presidência do TJMG para tratar, EXCLUSIVAMENTE, do reajuste do valor dos reembolsos das Diligências. E, assim como no primeiro encontro (realizado em fevereiro deste 2011) , foi o segundo abaixo-assinado, iniciado (espontaneamente) por Oficiais de Justiça de Diversas Comarcas Mineiras, encaminhado à Casa da Justiça por intermédio do SERJUSMIG.

(Incluída em 23/05/2011 às 18:07)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524