conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Encontro da Fenajud: sexta - mais uma manhã produtiva

Quinta, 4/8, ênfase a questões políticas. Sexta, 5/8, aspectos técnicos e jurídicos em destaque


Ampliar dados sobre as perdas salariais do Servidor Público, assim como argumentos pela luta nacional em prol da data-base. Foi com estes temas que o representante do Sindicato do Amapá (Sinjap), Ladilson Costa Mota, abriu os trabalhos desta sexta-feira, 5/8/2011,terceiro dia de andamento do “5º Encontro do Conselho de Representantes e Coletivo Jurídico da Fenajud”. Na sequência, os dirigentes do SERJUSMIG (Luiz Fernando Souza, 1º Vice/Diretor Jurídico) e do SINJUS-MG (Wagner de Jesus Ferreira, Diretor Jurídico) compuseram a Mesa de Explanações. O painel liderado pelos mineiros abordou a necessidade de reestruturação e formalização do Coletivo Jurídico (CJ) da Federação Nacional (FENAJUD), visando a fortalecer, tecnicamente, a capacidade de ação da entidade, no que tange à defesa de demandas judiciais em âmbito nacional.

Além dos dirigentes dos sindicatos mineiros, o segundo painel matinal contou também com explanações do Diretor Jurídico da Fenajud (João Ramalho, da Paraíba); da Presidente da Federação (Maria José, Zezé, da Bahia) e do advogado Leonardo Militão (Assessor Jurídico do SINJUS-MG, e membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral dos dois Sindicatos). No “balanço-geral”, ficou a patente a importância de haver uma solidificação do Coletivo, com uma assessoria técnica especializada, que comporte as demandas nacionais da categoria. Essa proposta levantada por Minas, conforme se explicitou durante o debate, deve voltar à tona no Congresso da Fenajud, a ser realizado em novembro, em Maceió.

A terceira explanação desta manhã foi proferida pelo Assessor Jurídico do SERJUSMIG (Mestre em Direito Administrativo pela UFMG) Dr. Humberto Lucchesi, a palestra (que ainda está em andamento) enfoca “A ética na magistratura – uma revisão contemporânea à luz do CNJ”. As atividades da tarde, previstas para ter início às 15h30, serão abertas com explanação do Advogado Agnaldo de Souza (que também presta Assessoria Jurídica ao SERJUSMIG ). Ele abordará processos administrativos do SERJUSMIG e seus reflexos. Este “Encontro de BH” teve os trabalhos abertos na noite da quarta-feira (3/8) e o encerramento está previsto para amanhã, sábado, 6/8, às 12 horas. O evento, co-organizado pela Federação, em parceria com SERJUSMIG e SINJUS-MG, objetiva buscar caminhos para fortalecer as lutas e demandas nacionais dos Servidores da Justiça Estadual Brasileira.

(Incluída em 05/08/2011 às 12:54)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524