conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Insegurança volta a assustar: desta vez, Varas Fazendárias de BH

SERJUSMIG visita o prédio onde ficam instaladas as Varas de Fazenda, em BH, escuta os servidores e percebe que HÁ razão na preocupação destes em relação à falta de segurança.


Medo, insegurança e condições insalubres de trabalho são algumas das difíceis situações enfrentadas pelos Servidores e testemunhadas pelos representantes do SERJUSMIG, em visita às Varas de Fazenda Pública e Autarquias, em Belo Horizonte, no dia 2/2/2012.

Na visita, o Sindicato constatou, por exemplo, a existência de rachaduras por várias partes do prédio. A preocupação dos Servidores (e também do Sindicato) fica ainda maior diante de relatos de que já haveria sido dado um alerta sobre riscos relativos ao excesso de peso. Processos superlotam os postos de trabalho, sendo encontrados em baixo de mesas, nos banheiros, empilhados nas Secretarias... Agravando esta situação, até mesmo os processos baixados, que deveriam ter sido recolhidos ao arquivo, ainda permanecem por lá (aumentando ainda mais o peso e, é claro, os riscos).


Vista do banheiro



Banheiro


Imediatamente ao tomar ciência desta situação, o SERJUSMIG tomou diversas providências. No dia 1º/2/2012, em reunião à Corregedoria Geral de Justiça/CGJ (relembre aqui), denunciou a situação caótica deste e de vários prédios do Judiciário mineiro, e pediu intervenção do Órgão (veja aqui). Na sequência, dia 7/2, o Sindicato solicitou ao então Secretário Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), providências urgentes da Presidência da Casa (foi solicitado, também, o agendamento de uma reunião com o presidente, desembargador. Cláudio Costa, a fim de que o assunto pudesse ser pessoalmente tratado com ele – veja aqui). Uma visita técnica do setor de Obras, também foi cobrada pelo SERJUSMIG, por meio do oficio direcionado àquele departamento (veja aqui). O SERJUSMIG quer que, após a vistoria do imóvel, seja emitido, oficialmente, um laudo técnico a respeito das condições do prédio.


Praticamente, não há mais espaço físico para processos no prédio


Posteriormente, com a substituição do interlocutor designado pela presidência para tratar com as entidades representativas dos Servidores (antes Luiz Carlos Gonçalo Elói e depois, desembargador Dídimo Inocêncio de Paula), novo ofício (veja aqui) foi enviado à presidência da Casa e, também, outro ao Desembargador Dídimo (veja aqui), solicitando a marcação de uma reunião urgente, onde estes e outros assuntos de interesse da categoria deverão ser tratados.


Servidora trabalha em meio ao caos provocado pelo excesso de processos


Novos contatos e providências estão sendo tomados pelo SERJUSMIG, inclusive diversas tentativas de falar pessoalmente com o Diretor Executivo de Gestão Predial do TJMG, Dr. Jorge Paradela. Além disso, o SERJUSMIG oficiou, também, a Defesa Civil de Belo Horizonte (veja aqui). O NOSSO SINDICATO não descansará enquanto não vir SOLUCIONADA esta questão!


Vista de uma das salas das Varas de Fazenda Pública



Buraco no teto de uma das salas



Buraco no gesso do teto de uma das salas


(Incluída em 14/02/2012 às 17:09)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524