conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Encontro Regional POÇOS/POUSO ALEGRE - reflexões e trocas

Diversos direitos da categoria, NOSSA AGE (dia 22/9) e o GRANDE ATO do dia 19/9 tiveram destaque. Mas a riqueza foi muito além!


Clique nos links abaixo e veja alguns flashes dessa etapa Sul de Minas do "3º Encontro Regional do SERJUSMIG":
Manhã
Tarde


15/9/2012 - MANHÃ - Cerca de 250 servidores e servidoras da Primeira Instância da Justiça Mineira, provenientes de mais de 40 comarcas das Regionais Poços de Caldas/Pouso Alegre tiveram uma manhã bastante produtiva. Reunidos no “3º Encontro Regional SERJUSMIG”, sob o tema “Unir e vencer obstáculos para alcançar a Justiça e o País que Desejamos”, eles acompanharam as palestras e os debates iniciais deste sábado singular. A primeira palestra foi ministrada pelo Professor na Universidade de Brasília/UnB, Airan Lima, abordando “Situação do Servidor Público e a Crise Cíclica do Capital”. Esta etapa do Sul de Minas do NOSSO “3º Encontro Regional” está sendo realizada no Hotel Golden Parque (Av. Vereador Edmundo Cardill, 3608 – Jardim Del Rey - em “Poços”). Na sequência, os/as colegas se inteiraram melhor sobre questões relacionadas aos direitos da categoria, por meio de explanações feitas pela Presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini; e pelo 1º Vice-Presidente, Luiz Fernando Souza, ambos contaram com o suporte do 2º Vice, Rui Viana.

Sandra discorreu, detalhadamente, sobre a proposta do Reajuste Escalonado (RE), abordando-o à luz do Orçamento do Tribunal de Minas (TJMG). Ela falou do andamento do RE e de outras questões de NOSSO interesse, como o Prêmio por Produtividade (PP), a discrepância entre o vale-lanche dos servidores e o dos magistrados, além de chamar a atenção para as mobilizações/ações que têm sido organizadas pelos Sindicatos. Após a palestra de Sandra, Luiz Fernando abordou o Projeto de Lei (PL) 3342/2012 (altera o quadro de cargos de provimento em comissão da Secretaria do TJMG e da Justiça de 1ª Instância) e o substitutivo que o SERJUSMIG encaminhou ao Tribunal (disponível aqui). Ao final das explanações, abriu-se espaço aos servidores/as presentes, que puderam fazer considerações e questionamentos, a fim de ter esclarecidas as suas principais dúvidas. Os trabalhos matinais foram encerrados às 12h20.

TARDE - Espairecer e esclarecer - Na abertura das atividades da tarde, por volta das 14h30, uma animada surpresa (para espantar o “soninho” pós-almoço e religar atenções): uma alegre apresentação cultural, protagonizada pelos artistas da “Trupe de Ruah” um divertidíssimo grupo de Poços de Caldas. Malabarismo, palhaçada, mágica, contorcionismo e muita criatividade. Depois dessa “injeção de ânimo”, veio a retomada das palestras com a explanação do Economista/especialista em Previdência José Prata de Araújo (Consultor do SERJUSMIG sobre o tema), abordando “Aposentadoria do Servidor Público”. Na ocasião, Prata aproveitou para reiterar que presta assessoria aos filiados do SERJUSMIG, por meio do telefone (31) 3391-3623, no período da manhã. Após a exposição de Prata, esclarecidos os questionamentos levados a ele, foi a vez de dirigentes do SERJUSMIG retomarem seus lugares à Mesa. Acompanhada dos Vices Luiz Fernando Souza e Rui Viana, a Presidente Sandra Silvestrini voltou a abordar questões específicas da categoria.

Sandra expôs o “Resumo de Lutas” do SERJUSMIG, e prestou esclarecimentos sobre PEC 190/2007 (Estatuto do Servidor da Justiça estadual), alertando sobre as ações que a Federação está planejando (grande mobilização NACIONAL, apontando 2013 como o “ano para aprovação da PEC-190”). Abordou ainda o Terceiro Grau dos Oficiais de Justiça; a Promoção Vertical/2011; a retomada dos direitos de Remoção e Permutas; além dos (baixos) valores de reembolso das indenizações pelas diligências externas. Na sequência, Sandra falou sobre “Direito de Greve”. Após expor vários esclarecimentos em relação a este DIREITO, ela ressaltou que as três entidades estão se mobilizando, e que, nas já realizadas recentes Assembléias (AGEs) do Sinjus-MG e do Sindojus foi aprovada a proposta de “GREVE DE ADVERTÊNCIA” de UM dia, programada para 27/9 (sem registro de ponto). Sandra, então, ressaltou que esta proposta de GREVE DE UM DIA vai ser levada também à votação da NOSSA AGE (que será dia 22/9 – detalhes e Edital abaixo). Ela aproveitou para solicitar aos presentes que avaliem, nas comarcas, como é tal possibilidade (de PARAR no dia 27) em suas localidades. Sandra também respondeu a algumas dúvidas encaminhadas à Mesa no período da manhã, bem como sanou outras surgidas no decorrer da tarde.

Satisfeito e orgulhoso com a qualidade das palestras e do público (que tanto enriqueceu o evento), o SERJUSMIG parabeniza esses(as) colegas das comarcas das Regionais POÇOS DE CALDAS E POUSO ALEGRE. Aproveitamos para reforçar a todos a importância de que se empenhem para participar da NOSSA Assembleia Geral (AGE), no próximo sábado, 22/9/2012, em BH (EDITAL aqui ) e do GRANDE ATO DE PROTESTO, no dia 19/9 (quarta), na porta do Tribunal (Unid. Goiás). Detalhes aqui. Para comparecer à AGE e ao Protesto, informem-se sobre hospedagem; reembolso de alimentação e locomoção pelo telefone (31) 3025-3506 (com Elexsandra).

(Incluída em 15/09/2012 às 12:24)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524