conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Encontro Regional TEÓFILO OTONI / MANHUAÇU e GOVERNADOR VALADARES (GV): um sábado de riqueza

Reencontros, trocas e crescimento deram o tom do evento


Clique nos links e veja imagens do evento: MANHÃ / TARDE

29/9/2012 – MANHÃ - Sob o tema “Unir e vencer obstáculos para alcançar a Justiça e o País que Desejamos”, foi aberto, na manhã deste sábado, 29/9/2012, na cidade de Governador Valadares, o “3º Encontro Regional SERJUSMIG”. Reunindo quase 200 servidores e servidoras provenientes de aproximadamente 30 comarcas das regionais TEÓFILO OTONI / MANHUAÇU e GOVERNADOR VALADARES (GV), o evento colocou em debate uma série de temas valiosos para a categoria. Esta etapa do NOSSO “3º Encontro Regional” - que abrange comarcas do Norte de Minas, do Vale do Rio Doce e da Zona da Mata – foi realizada no Taj Mahal Eventos, em GV. No início do sábado, os(as) colegas presentes acompanharam uma palestra que tem feito sucesso em todas as regionais do SERJUSMIG: “A Situação do Servidor Público e a Crise Cíclica do Capital”, ministrada pelo Professor Airan Lima (da Universidade de Brasília/UnB). Na sequência, puderam se inteirar melhor sobre questões mais diretamente relacionadas aos direitos da categoria, por meio de explanações feitas pela Presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini; acompanhada do economista Fabrício Oliveira Cruz, da Subseção SERJUSMIG/Sinjus-MG do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Sandra discorreu, detalhadamente, sobre a proposta do Reajuste Escalonado (RE) à luz do orçamento do Tribunal de Minas (TJMG) – orçamento que, inclusive, já foi enviado ao Legislativo (ALMG), ontem, sexta, 28/9. NOSSA Presidente explicou a tabela do escalonamento (que foi impressa e distribuída aos/às presentes), ressaltando que, depois de muita luta e negociação, os Sindicatos acabaram cedendo, acatando o escalonamento em cinco anos (a partir de 2013), a fim de evitar mais atrasos nas conclusões do anteprojeto do RE. Sandra abordou também outras questões de NOSSO interesse, como o Plano de Carreiras/vagas para Promoções Verticais(PVs). Após a palestra de Sandra, o 1º Vice-Presidente, Luiz Fernando Souza, abordou o Projeto de Lei (PL) 3342/2012 (altera o quadro de cargos de provimento em comissão da Secretaria do TJMG e da Justiça de 1ª Instância) e o substitutivo que o SERJUSMIG encaminhou ao Tribunal (disponível aqui). Ao final das explanações, abriu-se espaço aos servidores/as presentes, que puderam fazer considerações e questionamentos, a fim de ter esclarecidas as suas principais dúvidas. Os trabalhos matinais foram encerrados por volta das 12h30.


Sandra faz explanação sobre Reajuste Escalonado


TARDE - A abertura das atividades da tarde, por volta das 14h, veio em “alto astral”, com um divertido espetáculo (para espantar a “lombeira” pós-almoço e religar atenções): apresentação de curtas esquetes teatrais, protagonizadas pelos artistas da “Cia de Artes Atrás do Palco” um competente grupo de teatro de GV. Depois dessa “injeção de ânimo”, veio a retomada das palestras, com a explanação do Vice-Presidente do SERJUSMIG, Rui Viana. Ele abordou o Prêmio por Produtividade (PP) com minúcias, discorrendo sobre todas as atividades do Grupo de Trabalho (GT) que elaborou a primeira proposta do PP, até a votação da matéria na Corte Superior (agora Órgão Especial) do TJMG, na reunião da última quarta-feira (26/9). Rui lembrou que o anteprojeto aprovado no Órgão Especial do TJ recebeu emenda (relembre aqui), e que, em relação ao PP, agora, o trabalho é na Casa Legislativa (ALMG). Depois da detalhada explanação de Rui, esclarecidos os questionamentos apresentados, foi a vez de a Presidente Sandra retomar a palavra.

Sandra retomou questões específicas da categoria, por meio de um “Resumo de Lutas” do SERJUSMIG, ela prestou esclarecimentos sobre PEC 190/2007 (Estatuto do Servidor da Justiça estadual); Terceiro Grau dos Oficiais de Justiça; Promoção Vertical; além de abordar a “quantas anda” a questão dos valores de reembolso das indenizações pelas diligências externas. Na sequência, Sandra falou sobre “Direito de Greve”, aproveitando para apresentar a camiseta de conscientização “Greve - Instrumento Legal de Luta”, criada pelo SERJUSMIG. Também foi abordada a questão de um possível Fundo de Greve (para cobrir possíveis movimentos futuros de greve: custos, indenização parcial de cortes de ponto e afins), bem como formas de se arrecadar verba para a futura constituição de tal fundo (o SERJUSMIG pretende organizar levantamentos nesse sentido, por meio de enquetes e afins). A Presidente também abordou a necessidade do redesenho da Primeira Instância e os trabalhos do SERJUSMIG nesse sentido. Antes de encerrar, o Vice Luiz Fernando falou sobre a proposta de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afetará os tribunais estaduais (relembre aqui). Luiz solicitou que todos leiam a proposição do Conselho, a fim de enviar considerações/sugestões ao Sindicato.

Além da riqueza dos debates e explanações, ao longo de todo o sábado, estandes da Unimed Vale do Aço atenderam os servidores(as), medindo a pressão arterial e a glicose, bem como fazendo aconselhamento nutricional. No fim da tarde, ao encerrar, os representantes do SERJUSMIG se sentiam altamente satisfeitos e orgulhosos, em razão da qualidade das palestras e do público (que muito enriqueceu o evento). Aproveitamos para agradecer e parabenizar os(as) colegas das Comarcas das regionais TEÓFILO OTONI / MANHUAÇU e GOVERNADOR VALADARES (GV) pela grandeza que trouxeram ao NOSSO Encontro Regional.



(Incluída em 29/09/2012 às 19:00)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524