conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Informativos

INFORMATIVO 303 - MANIFESTAÇÃO DE SERVIDORES VENCE VÁRIOS OBSTÁCULOS E SAI VITORIOSA

Cumprindo deliberação da última Assembléia Geral realizada pelos Servidores da Justiça Mineira, os trabalhadores da Justiça Mineira realizaram, na última sexta-feira, 18/03, uma Marcha em protesto contra a falta de reajuste salarial da Categoria e as articulações que vêm acontecendo no Congresso Nacional, referentes à tentativas de aprovar projeto aumentando o subsídio dos Ministros e também os salários e verba gabinete dos Deputados

ENFRENTANDO RESISTÊNCIAS

Concentrados na Porta do TJMG, os servidores começaram a sentir os efeitos da repressão: Policiais Militares, sob a ameaça de prender o caminhão de som, determinaram o desligamento dos microfones. Mas, dispostos a continuar a luta, as lideranças providenciaram um megafone, e continuaram a liderar o movimento, não permitindo que a voz do servidor fosse calada.

Teatro e caixão demonstrando o abuso e o descaso das autoridades com os servidores, camisetas pretas, faixas, apitos, mantinham a mobilização.

A seguir, os manifestantes atravessaram as ruas da Cidade, rumo ao Minascentro, onde aconteceria a posse dos novos Desembargadores e a presença do Governador era esperada.

Uma forte chuva então começou a cair, mas, ainda assim, grande parte dos manifestantes resistiu de forma brava e corajosa e seguiram até a Porta do Minascentro.

Na porta, o protesto se manteve. Desembargadores chegavam para a solenidade e os manifestantes, vigiados por dezenas de seguranças e policiais, continuavam seu protesto, agitando suas bandeiras, promovendo um apitaço e denunciando, no megafone, o tratamento diferenciado, dado pelas autoridades dos Poderes aos assuntos de interesse do servidor.

AMPLA COBERTURA DA MÍDIA

A manifestação contou com uma grande cobertura da imprensa. Estiveram presentes as emissoras de TV: Alterosa, Rede TV, Bandeirantes, Record e os jornais: Estado de Minas, O Tempo, Hoje em Dia, Diário da Tarde, além da rádio Itatiaia. As dirigentes dos sindicatos, SERJUSMIG (Sandra Silvestrini) e Sinjus (Márcia Magalhães) deram entrevistas e relataram as razões do protesto.

Cumprido assim o objetivo da categoria, que conseguiu tornar público seu descontentamento e sua indisposição em continuar vendo seus direitos renegados a segundo plano, os servidores encerram o protesto.

A Direção do SERJUSMIG lamenta apenas que a participação dos servidores não tenha sido maior, pois, assim, o resultado teria sido ainda melhor.

Mas acredita que, quando aqueles que remetem fax, telefonam ou enviam e-mails para o Sindicato cobrando reajuste, extensão e aumento do valor do vale-lanche e outras medidas, se conscientizarem de que não compete ao Sindicato conceder esses benefícios ou atender à essas reivindicações, mas sim comandar e organizar os servidores em lutas para alcançarem esses objetivos, a presença será maior, as mobilizações mais fortes, e o resultado mais rápido e satisfatório.

(Incluída em 22/03/2005 às 14:08)

Retorna ao índice de Informativos

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524