conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Vídeo retrata condições precárias do Fórum de Uberaba

Assunto vem ganhando repercussão nas redes sociais e outros servidores pretendem recorrer à mesma estratégia para denunciar casos semelhantes

Um vídeo postado em uma rede social, por um servidor da 3ª Vara Criminal de Uberaba-MG, vem causando comoção na internet: as imagens feitas por Bruno Daibert, de um telefone celular, expõem a realidade do Fórum Melo Viana, em Uberaba e não deixam dúvidas quanto à falta de condições adequadas de trabalho no local. “Eu publiquei há duas semanas para demonstrar mais uma vez o estado caótico e as condições precaríssimas de trabalho do Fórum. Mesmo com toda a organização dos servidores, é visível a falta de espaço para acomodar os processos, que muitas vezes, são guardados no chão mesmo, ou em cima de lixeiras, em locais inapropriados”, relata ele.

O assunto vem ganhando repercussão nas redes sociais e trouxe à tona a realidade de trabalho de muitos servidores do Estado. Como divulgado semana passada pelo SERJUSMIG, situação como a de Uberaba, ao invés de exceção, reflete a realidade de centenas de servidores que, em muitos casos, precisam dividir o computador e às vezes, se sentar no chão. “É humanamente impossível trabalhar com 20 mil processos e tão poucos servidores, tendo, às vezes, que se sentar no chão por falta de cadeiras”, denunciou a servidora de Contagem, Patrícia Diniz Ferreira, em recente ato publico realizado na comarca.

O caso vem reforçar os dados divulgados no fim de 2013, pelo Conselho Nacional de Justiça que mostram que, em 2012, de cada 100 processos, somente 30 foram solucionados. Ainda assim, no mesmo ano, a pesquisa mostra que os juízes julgaram 1,4% a mais de processos em comparação a outros anos. Os números comprovam o que os servidores já sabem: o trabalho é realizado mesmo em circunstâncias críticas, porém, o aumento da demanda e a manutenção do mesmo quadro de funcionários, torna impossível agilizar o andamento processual. “A distribuição de processos feitos hoje em Uberaba é de cinco a oito vezes maior do que no início da década de 90, mas o quadro de servidores permanece idêntico”, ressalta Daibert, lembrando da importância de servidores de outras comarcas terem a mesma iniciativa. “Precisamos tornar público essas condições indignas de trabalho.”

Segundo ele, na comarca de Uberaba, uma das expectativas é a entrega do novo prédio do foro estadual, que prevê uma amplitude no espaço e, consequentemente, uma melhor organização dos processos ainda em papel. A abertura dos envelopes da nova licitação para a finalização da construção do prédio, que já está cerca de 80% concluído, está prevista para o dia 27 de fevereiro.

SERJUSMIG apoia causa dos servidores de Uberaba

As reivindicações dos servidores do Fórum de Uberaba receberam total apoio do SERJUSMIG. O abaixo-assinado referente às condições da comarca foi entregue pessoalmente pela presidente do Sindicato Sandra Silvestrini, no ano passado, por ocasião da greve da categoria, aos presidentes da ALMG e do Tribunal de Justiça.

A situação da comarca de Uberaba também foi lembrada e denunciada pela presidente do SERJUSMIG em Audiência Pública na ALMG.

Veja também:

Clique aqui e acesse o vídeo

Clique aqui e leia o relato na íntegra das condições de trabalho do Fórum Melo Viana

O SERJUSMIG parabeniza o servidor Bruno Daibert pela iniciativa e conclama servidores de outras comarcas do Estado, que enfrentam idêntica situação, a também denunciarem, tornando-a pública, a fim de que toda a sociedade possa conhecer essa lamentável realidade.

(Incluída em 13/02/2014 às 11:47)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524