conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Informativos

INFORMATIVO 345 - POSSE DO PRESIDENTE DO TJMG


Warning: getimagesize(info_imagens/326.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/serjusmigorg/antigo.serjusmig.org.br/noti_pad.php on line 417

Novo presidente do TJMG reacende esperança dos servidores quanto ao reajuste salarial


No dia 26 de agosto, tomou posse o novo presidente do TJMG, desembargador Hugo Bengtsson.
No seu discurso, o Des. Bengtsson falou, dentre vários assuntos, sobre Reforma do Judiciário, Conselho Nacional de Justiça, corrupção no Brasil, morosidade da Justiça, valorização do servidor público, férias coletivas, sobre a fala do presidente Lula que, em 2003, afirmou que era preciso abrir a caixa-preta do Judiciário, e, principalmente, sobre o reajuste salarial da categoria, aproveitando, inclusive, a presença do Governador Aécio Neves durante a solenidade.
Veja a seguir a transcrição de um trecho do seu discurso.

“Para o presidente, há também necessidade de ampliação do quadro de funcionários do Tribunal de Justiça pela “indispensável” via do concurso público. Reclama-se uma valorização mais efetiva ao servidor da Justiça, especialmente na parte correspondente a seus desatualizados vencimentos, o que dispensa comentários, até porque tais questões têm causado sérios problemas, senão constrangimentos administrativos, estando a exigir urgentes edições legislativas e previsões orçamentárias correspondentes”.
E continuou, lembrando, de imediato, ao governador Aécio Neves, presente ao evento, e à sua equipe que “já tendo (o governador) anunciado, divulgado e propalado sua profícua administração, com déficit zero, possamos vislumbrar, para curto prazo, entabulações (negociações) a respeito de possível reajuste salarial para nossos servidores”, cobrou”.
...“Ele ainda destacou que, por uma suposta desvalorização, a Justiça Estadual tem sido laboratório de aperfeiçoamento profissional, servindo apenas como ponte para outras atividades de outras áreas, principalmente, para áreas federal e iniciativa privada, ficando o Judiciário desfalcado de pessoas competentes, capazes e dedicadas. “Enquanto isso, o jurisdicionado fica à espera de soluções”, reafirmou”.
Novo presidente concede coletiva à imprensa

Minutos antes da solenidade oficial da sua posse,  o novo presidente concedeu uma coletiva à imprensa. O SERJUSMIG esteve presente.
Durante a coletiva, questionado pelo SERJUSMIG se o orçamento para o próximo ano, aprovado no último dia 11 de agosto pela Corte, prevê algum reajuste para os serventuários da Justiça de Minas, o novo presidente disse que não tinha  a resposta naquele momento e que portanto não saberia dizer se o orçamento de 2006 prevê percentual de reajuste salarial para os servidores da Justiça .
Quanto a pergunta do SERJUSMIG, se no orçamento estava previsto o aumento salarial dos magistrados, provocados pelos efeitos cascatas em virtude tanto do aumento do subsídio dos ministros, quanto da aprovação da PEC 80 (que retira de BH a condição de comarca especialíssima), o Des. Bengtsson disse que – referindo-se principalmente à PEC 80 - “se o Tribunal não tiver verba para contemplar a nova emenda, terá que solicitar uma verba suplementar”.
O novo presidente finalizou a coletiva com a seguinte declaração: “Pretendo estabelecer um bom relacionamento com os serventuários da Justiça da 1ª instância, estando sempre acessível ao diálogo”.
O SERJUSMIG informa aos seus associados que já solicitou à assessoria do presidente, reunião para tratar de assuntos de interesse da categoria.

(Incluída em 30/08/2005 às 16:32)

Retorna ao índice de Informativos

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524