conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Informativos

INFORMATIVO Nº 463 - REUNIDOS EM ASSEMBLÉIA-GERAL, OS SERVIDORES DA 1ª INSTÂNCIA DELIBERAM SOBRE SUA ORGANIZAÇÃO DE LUTA

Resultado da Assembléia Geral

Sábado, dia 20 de outubro, conforme amplamente divulgado (via jornal Minas Gerais; jornal informativo Serjusmig; boletins informativos; comunicados via fax; site do sindicato), aconteceu a Assembléia-Geral dos Servidores da Justiça de 1ª Instância, na qual a categoria discutiu amplamente o momento atual, relativo às demandas de interesse dos servidores e o TJMG e decidiu como organizar sua luta pelo atendimento às reivindicações da categoria.

Reunidos, os servidores da Justiça de Primeira Instância, vindos de várias comarcas do estado, uns de cidades que distam mais de 600 Km da capital, decidiram, a partir de um intenso debate acerca da situação dos servidores, que é preciso demonstrar ao TJMG a insatisfação da categoria com o “oportunamente” que tem sido constante nas respostas às suas legítimas e urgentes reivindicações.

Neste sentido, entenderam que deveriam ser feitas gestões junto ao Presidente do TJMG a fim de que o mesmo, objetivamente, apresente um cronograma de atendimento à essa demanda. Não se conformando mais a categoria com a espera indefinida, entendeu ser suficiente a data de 20 de novembro do corrente para que a presidência do TJMG se manifeste oficialmente sobre a pauta da categoria, definindo datas para a implementação das medidas pleiteadas.

Ao mesmo tempo, entenderam os servidores presentes à assembléia que é necessário demonstrar, através da manifestação da classe, a insatisfação dos servidores de 1ª Instância, com o quadro vivenciado pela categoria, em atos a serem realizados durante a semana do servidor.

Os servidores decidiram, que, por ora, não é possível unificar a campanha com a 2ª Instância, apesar das boas relações entre as entidades que representam as duas instâncias.

A decisão se baseia no fato de que as demandas atuais das duas instâncias, embora tenham pontos comuns (reajuste salarial; do vale-lanche; do auxílio-creche; data-base, etc.), outros específicos (redesenho da 1ª Instância; Diligências dos Servidores; Gratificação dos Chefes –20%...) , ainda guardam pontos conflitantes, como, por exemplo, a promoção vertical e as duas férias. A primeira instância não abre mão de continuar sua luta pela isonomia.

Manifestações denunciando a situação dos servidores em relação às perdas salariais da categoria e as condições de trabalho deverão circular na mídia em geral, de forma a esclarecer para a sociedade que não se trata de uma luta em defesa de privilégios, mas sim, a favor dos direitos dos servidores, que têm sido esquecidos pelas autoridades públicas.

Neste sentido, os servidores lembrarão que, todos os anos, os Ministros reajustam seus próprios salários, majorando, por efeito cascata, os salários dos magistrados. Porém, nenhuma política salarial, com vistas, no mínimo, a proteger o poder aquisitivo do salário do servidor é desenvolvida. Isso faz com que os servidores do Judiciário mineiro estejam acumulando hoje perdas salariais de cerca de 27% ( valor que será atualizado em um novo estudo técnico).

Lembrarão ainda as dificuldades vivenciadas por aqueles que cumprem diligências externas, tendo que arcar com um ônus que é do estado, ao retirarem de seus próprios vencimentos para abastecer e fazer a manutenção de seus veículos.

Além disso, a carga de trabalho excessiva, em espaços físicos muitas vezes em condições precárias e outras situações serão manifestadas, a fim de demonstrar a legitimidade da luta da categoria e a urgência em que, efetivamente, precisam ser solucionadas.

OS SERVIDORES DA 1ª INSTÂNCIA JÁ REALIZARAM VÁRIOS MOVIMENTOS FORTES E VITORIOSOS, RECONHECEM SUA FORÇA E VÃO LUTAR POR SEUS DIREITOS

(Incluída em 22/10/2007 às 17:06)

Retorna ao índice de Informativos

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524