conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

UBERABA-Servidores correm riscos em prédio sem segurança

Os serventuários do judiciário mineiro, vítimas constantes da demora do pagamento de seus direitos e lentidão dos processos de melhoria na carreira, sofrem também com a falta de condições dignas de trabalho. Insegurança, espaço físico inadequado, equipamentos estragados, acúmulo de trabalho, número de trabalhadores insuficiente, falta de materiais básicos de higiene e limpeza, fazem parte de uma lista enorme de reclamações vindas de todo o Estado, demonstrando o abandono e descaso do Tribunal com os seus funcionários.

Insegurança em Uberaba

A falta de segurança dos servidores que trabalham no prédio anexo do Fórum Melo Viana, na Comarca de Uberaba, foi notícia em jornal local, por duas vezes nas últimas semanas.

Segundo relatos de alguns servidores e artigos publicados no Jornal de Uberaba e no Jornal da Manhã, sob os títulos: “Tragédia Anunciada” e “A Justiça pede socorro”, o local inadequado onde estão instaladas a 3ª Vara Criminal, a Vara de Execuções Penais e a 3ª Vara de Família, no prédio anexo ao Fórum, obriga Serventuários, Juízes, Promotores e Testemunhas a conviverem diariamente com o perigo.

Traficante portando arma de fogo em dia de audiência; pessoas entrando na sala de audiências aos gritos; serventuária da Justiça agredida antes de ingressar na sala de audiências, tendo que ser acudida por um agente penitenciário que fazia a escolta de um traficante; policial militar, que iria prestar depoimento se refugiando dentro da sala de audiências para pedir socorro policial, pois traficantes o aguardavam no corredor para executá-lo, são algumas das situações ocorridas no local.

Esses e outros casos ocorridos ao longo dos últimos anos deixam claro a instabilidade do prédio, colocando a vida dos Servidores e dos demais operadores do Direito, além dos usuários dos serviços, em constante risco.

Os servidores da Comarca já denunciaram a situação ao TJMG através de abaixo-assinado, entretanto, até o presente momento, nenhuma providência foi tomada no sentido de evitar um desastre maior.

Medidas urgentes precisam ser tomadas, sendo sugerido pelos servidores a instalação de porta giratória na entrada do fórum, disponibilização de mais vigilantes/seguranças, adequação do espaço físico do ambiente de trabalho com a retirada provisória das varas do prédio anexo para local seguro, até que se construa o novo Fórum.

Os servidores estão receosos de que algo pior possa acontecer, fato que faz com que trabalhem tensos, o que, somado ao calor, stress, acúmulo de processos, pressão psicológica, e outros fatores, prejudica consideravelmente o desempenho regular dos trabalhos.

O SERJUSMIG, tão logo tomou ciência da situação, oficiou o TJMG para tomar medidas urgentes para sanar tal situação, evitando que uma tragédia possa se concretizar.

Um representante do Sindicato irá visitar à Comarca para ouvir pessoalmente os servidores e registrar, in locu, a situação.

(Incluída em 09/09/2008 às 06:19)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524