conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

VETOS À PLC112: SERJUSMIG permanece na luta pela derrubada de vetos



Ontem a noite, 14/10, com galerias cheias, foi aberta a sessão extraordinária do plenário, que, na pauta, continha os vetos do Governador à Proposta de Lei Complementar nº 112/08 (ex-PLC 26/07).

Por falta de quorum, os vetos não foram apreciados. Mas a presença dos Servidores não foi em vão. Deputados fizeram manifestações em defesa dos interesses dos servidores, afirmando apoio de suas bancadas à derrubada dos vetos aos artigos. 27, 58, 63 e 67 da PLC. (Bancadas que empenharam apoio: PT, PV, PMDB, PSDB)

O SERJUSMIG montou na porta de entrada da ALMG a “TENDA DA RESISTÊNCIA” com uma faixa contendo os dizeres “Injustiças de outros poderes podem ser corrigidas aqui. Deputados, nossas esperanças estão em suas mãos. Derrubem os vetos aos artigos 27,58, 63 e 67 da PLC112/08”. A tenda chamou a atenção dos parlamentares que adentravam à Casa e foram unânimes em elogiar a criatividade do SERJUSMIG e a repercussão positiva da mesma.

Na tenda o SERJUSMIG distribuiu camisetas e lanches para os servidores resistirem às horas de espera, já que a mobilização começou na sessão das 14h e terminou por volta das 21h.

Infelizmente, num momento em que a UNIÃO da categoria em prol da derrubada dos vetos é fundamental, atitudes narcisistas e antidemocráticas também marcaram uma sessão que tinha tudo para ser histórica.

Ao chegar à Assembléia Legislativa, vários servidores procuravam pelas lideranças do SERJUSMIG na TENDA DA RESISTÊNCIA, recebiam e vestiam a camiseta amarela, e faziam um lanche. Mas, ao entrar no plenário eram "abordados" por algumas pessoas que, sob argumentos que não vale a pena destacar, os coagiam a retirar a camiseta do SERJUSMIG e trocar por outra que lhes ofereciam.

Essas pessoas se esquecem de que mais importante do que a camiseta que o Servidor veste, é o Sindicato, literalmente, vestir a camisa do servidor.

E isso, o SERJUSMIG, sob o testemunho de toda a categoria, fez desde o início, sem vaidades, com intensidade e verdade, tão logo houve a ameaça de veto pelo Governador.

Pior do que o episódio das camisetas foi a retirada, na calada da noite - findo os trabalhos - de uma faixa do SERJUSMIG que esteve afixada em TODAS AS VOTAÇÕES nas comissões e durante a tarde e noite de ontem no plenário, com os dizeres: “Sejam justos, aprovem a exigência do nível superior e a equivalência salarial dos atuais ocupantes do cargo. Derrubem os vetos aos artigos 58 e 63”

Por que a faixa incomodou tanto a alguém ao ponto de retirá-la furtivamente? Ela conflita com os interesses dos Oficiais de Justiça mineiros? Com certeza não.



Veja na foto a faixa arrancada, cujos registros da TV assembléia, as fotos e a lembrança
de todos que participaram das votações nas quatro comissões e no plenário não podem ser apagadas
(Clique na foto para ampliar)

O REGISTRO DO TRABALHO DO SERJUSMIG, NINGUÉM CONSEGUIRÁ APAGAR

Podem algumas pessoas, movidas pela vaidade, em desfavor dos interesses da categoria, retirar uma faixa com dizeres em defesa dos interesses dos Servidores; coagir pessoas a tirar a camisa do SERJUSMIG, mas, não podem, de forma alguma, arrancar dos registros da ALMG, especialmente da votação da Comissão Especial designada para emitir parecer sobre os vetos – o qual, diga-se de passagem, na noite de ontem foi o tempo todo citado pelos deputados – a marca do SERJUSMIG.

Os servidores que compararem a justificativa da Comissão Especial para a derrubada dos vetos veja aqui com o texto dos ofícios encaminhados pelo SERJUSMIG – disponibilizados em seu site desde 13/8 - clique aqui e veja um dos ofícios, verá qual o papel do SERJUSMIG nesta questão.

Mas não vamos deixar que estes fatos isolados, narcisistas, antiéticos e antidemocráticos prejudiquem a unidade dos servidores e coloquem em risco o objetivo maior neste momento, que é a derrubada dos vetos aos artigos 27, 58, 63 e 67 da PLC 112/08 (LC 105/08 : ex PLC 26/07).

Votações de hoje (15/10) adiadas por falta de quorum Três reuniões foram convocadas para a data de hoje (15/10). A primeira às 9h, onde, inclusive, o SERJUSMIG esteve presente e mais uma vez não houve quorum para votação; a segunda para as 14h, novamente sem quorum suficiente, e a terceira para as 20h.

O SERJUSMIG continuará acompanhando a tramitação do projeto e conclama a categoria a permanecer em estado de mobilização para que, tão logo seja definida a data da votação, TODOS os servidores do Judiciário mineiro compareçam à ALMG e, unidos, lutem a derrubada dos vetos.

Vamos à luta companheiros(as), falta pouco para chegar à vitória!

Veja mais fotos da votação

(Incluída em 15/10/2008 às 15:46)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524