conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG mobiliza categoria e consegue compromisso dos parlamentares para a votação favorável à derrubada dos vetos


Noite de vitória, mesmo sem votação dos vetos!

Na tarde de ontem (28/10), face ao fato de não haver recebido qualquer garantia sobre se haveria ou não quorum para apreciação dos vetos à PLC 112/05, o SERJUSMIG decidiu convocar a categoria para lotar o plenário da ALMG.

A decisão veio em excelente hora. Houve quorum suficiente, pois estavam presentes mais de 40 deputados em plenário, na sessão extraordinária das 20hs.

O SERJUSMIG decidiu aproveitar as comemorações do dia do Servidor e mobilizou os Servidores presentes que, em coro, cantavam: " Ô deputado, faça o favor, derrube os vetos no dia do servidor!”.

Mesmo que convocados de última hora, face aos fatos acima, dezenas de Servidores marcaram presença.

(Clique nas fotos para ampliar)


Sensibilizados com a presença e o clamor dos Servidores, os deputados, suspenderam a sessão e chamaram a Presidente do SERJUSMIG para uma reunião urgente.



Deputados se reunem e chamam presidente do SERJUSMIG para conversar

Os deputados fizeram questão de justificar à Presidente do SERJUSMIG os motivos para não apreciar o veto na noite de ontem, dentre eles, Delvito Alves (Dem), Délio Malheiros (PV), Sargento Rodrigues (PDT), Ademir Lucas (PSDB), Domingos Sávio (PSDB), Dalmo Ribeiro (PSDB), Ana Maria Resende (PSDB), Carlin Moura (PCdoB), José Henrique (PMDB), Paulo Guedes (PP), Lafayette de Andrada (PSDB) e Padre João (PT).

Neste sentido, informaram que os Servidores podiam ficar tranqüilos que o encaminhamento de todas as bancadas é no sentido de votar favorável à derrubada dos vetos no que diz respeito aos artigos 27, 58, 63 e 67.

Entretanto, como em relação a outros dispositivos vetados não havia consenso, seria arriscado colocar a matéria em votação sob este clima. Isto porque, para atender às reivindicações dos servidores seriam necessários 39 votos pela derrubada, portanto, se um ou outro parlamentar se “melindrasse”, com uma votação sem consenso sobre os demais artigos, poderia ocorrer, por exemplo, de se abster da votação e nesse caso, comprometer a derrubada dos vetos de interesse dos servidores.

Alguns deputados também alertaram para o fato de estarem recebendo alguns e-mail’s com palavras “desrespeitosas” e registraram que isso não contribui em nada para que a categoria possa ganhar o apoio que necessita neste momento. Apoio este que tem que vir de 39 parlamentares.

Mais uma vez, os deputados elogiaram o trabalho do SERJUSMIG, exaltando, inclusive, que de certa forma a demora na votação foi positiva, pois, com isso, o SERJUSMIG conseguiu formar um amplo convencimento a respeito da viabilidade da derrubada dos vetos. O trabalho do SERJUSMIG foi mais uma vez enaltecido, desta feita por dezenas de parlamentares.

Ao final, os deputados sinalizaram para a possibilidade de votação no próximo dia 4/11 (terça-feira), às 20h, em sessão extraordinária, ou, no mais tardar, no dia 5/11 (quarta-feira), em sessão extraordinária das 9h.

A presença dos servidores nas galerias e a “Tenda da Resistência” montada pelo SERJUSMIG foram fundamentais para sensibilizar os deputados que ainda não haviam manifestado, de forma explícita, o compromisso com a derrubada dos vetos de interesse da categoria.








Colegas de Itabira marcam presença...


...bem como colegas de Pará de Minas.
(Veja todas as fotos nesta galeria)


Preparem-se para uma grande mobilização no dia 4/11 (terça-feira), às 20h, na ALMG

Desde já o SERJUSMIG convoca TODOS OS SERVIDORES a organizarem caravanas em suas comarcas a fim de garantir que os deputados cumpram o compromisso de derrubada dos vetos à PLC112/08.

As caravanas do interior do Estado terão suas despesas de transporte ressarcidas e um ônibus sairá da porta do SERJUSMIG, às 19h30min, para transportar os servidores de Belo Horizonte até à Assembléia, no dia 4/11, para acompanharem a votação das 20h.
Mais informações através dos telefones: (31) 3025-3522, 3518, 3517


Só a presença dos servidores garantirá o esforço efetivo e apoio dos deputados na votação e derrubada de vetos da PLC 112/08



(Incluída em 29/10/2008 às 13:24)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524