conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Trabalho da Comissão de Combate ao Assédio Moral SERJUSMIG/Sinjus é apresentado no Fórum Social Mundial

O jornalista e psicólogo, Arthur Lobato, membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral, constituída pelos sindicatos SERJUSMIG e Sinjus, participou das discussões do Fórum Social Mundial, na cidade de Belém/PA, tratando sobre a saúde psíquica do trabalhador.

O evento, que aconteceu de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, reuniu cerca de 100 mil pessoas de mais de 150 países,todos sob a mesma perspectiva: a construção de uma outra sociedade, onde a exploração do mercado e a opressão das diversidades sejam superadas.

No dia 31, no painel sobre “Os impactos e as atuais transformações do trabalho à Saúde Psíquica dos trabalhadores e as violações dos direitos humanos no trabalho”, Arthur Lobato, falou aos participantes sobre as atividades desenvolvidas pelos Sindicatos(SERJUSMIG/Sinjus) no combate ao Assédio Moral no serviço público mineiro, tais como: campanhas e esclarecimentos sobre o tema, produção de cartilhas, elaboração e implementação de Lei Estadual e o plantão realizado pelas entidades para atendimento ao servidor assediado.
O painel foi coordenado por duas autoridades no tema Assédio Moral no trablho: a doutora Margarida Barreto (PUC/SP), destaque por seus trabalhos de pesquisas envolvendo o assunto, publicações de livros e desenvolvimento do site www.assédiomoral.com.br, e o professor José Roberto Heloani (Unicamp/FGV).

O SERJUSMIG foi representado no Fórum pelo psicólogo, Arthur Lobato, já que compromissos junto ao TJMG e outros órgãos inviabilizaram a ida de membros da diretoria do Sindicato.

O SERJUSMIG apóia e acredita na importância do Fórum Social Mundial (FSM) na medida em que possibilita um espaço aberto - plural, diversificado, não-governamental e não -partidário-, que estimula o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo.

(Incluída em 05/02/2009 às 11:16)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524