conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

TJMG monta Comitê para monitorar casos da Gripe A no Judiciário mineiro - veja como se prevenir

Conforme informações da Gerência de Saúde do Tribunal de Justiça (Gersat), o TJ já está tomando providências quanto aos procedimentos de prevenção à Gripe A. Segundo a Gersat, já foi criado um Comitê com os próprios membros da Gerência de Saúde para monitorar os casos suspeitos da nova Gripe, além da elaboração de cartilhas com os procedimentos de prevenção para serem distribuídos na capital e comarcas de Minas Gerais.

Conforme informações da integrante do Comitê em combate à Gripe A do Tribunal de Justiça, a assistente social, Silvana Lima, o TJMG está seguindo rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. De acordo com Silvana, os servidores estão sendo orientados a procurarem um posto de saúde mais próximo ou até mesmo a própria Gerência em caso de aparecimento de sintomas da gripe.

O Comitê indicou ao departamento de recursos humanos do TJ, que orientasse os juízes diretores dos Foros a afastar as servidoras gestantes, que compõem o grupo de risco da Gripe H1NI, do atendimento ao balcão. Além disso, as gestantes têm sido orientadas a procurarem o seu médico, posto de saúde ou a própria Gerência de Saúde do TJMG em caso de surgimento de sintomas.

O Comitê reúne-se todas as quintas-feiras, pela manhã, para decidir os próximos procedimentos adotados para a prevenção.

O TJ, através da Gersat, está acompanhando e monitorando os casos suspeitos da nova Gripe em cada Comarca, e as medidas de suspensão do expediente serão tomadas de acordo com cada caso. Assim como aconteceu na Comarca de Uberlândia, onde o juiz suspendeu os trabalhos da Secretaria da 6ª Vara Civil, por suspeita da Gripe em um dos servidores. (Veja o caso de Uberlândia)

Veja aqui como se prevenir da nova Gripe


A "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) se propagou rapidamente por vários países e causou perplexidade entre especialistas e o público em geral.

Entenda o que é a doença e como se prevenir.



O que é a "gripe A"?
É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus Influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2. O atual surto, que teve início na América do Norte, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar humanos e se propagar de pessoa para pessoa.

Quais são os sintomas da "gripe A"?
Os sintomas são similares aos de outros tipos de gripe:
• Febre superior a 38ºC, com aparição repentina
• Dor de cabeça intensa
• Tosse
• Falta de apetite
• Dores musculares e nas articulações
• Irritação dos olhos e fluxo nasal
• Vômitos e diarréia

Quando se deve procurar um médico?
Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.

O que fazer em caso de surgimento de sintomas?
Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência.
Em Minas Gerais, apenas o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG (Av. Prof. Alfredo Balena, 110 - Santa Efigênia – fone (31) 3248-9300 ) está cadastrado no MS para encaminhar solicitações de exames aos laboratórios de referência. Mas só estão sendo aceitos, no HC, casos encaminhados: pacientes que já passaram por uma triagem em outras unidades de atendimento médico.

Como se prevenir?
Evite contato com pessoas que parecem não estar bem e que tenham febre e tosse. Medidas comuns para se evitar infecções e de higiene manual podem ajudar a reduzir a transmissão de viroses, incluindo a gripe A. Estas medidas podem ser simples como cobrir a boca e o nariz quando tossindo ou espirrando, usar um lenço de papel quando possível e jogando-o fora logo após o uso.
É importante também lavar as mãos frequentemente com água e sabão para evitar que o vírus se propague de suas mãos para a face ou para outra pessoa. Outra providência é limpar a maçaneta de portas com frequência, usando produtos normais de limpeza. Ao cuidar de uma pessoa gripada, o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca diminui o risco de transmissão.

Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem. Os sinais são semelhantes aos da gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito e diarréia também podem acontecer; assim como, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular.


Diagnóstico
Só se consegue a certeza isolando-se o vírus Influenza tipo A, analisando amostras respiratórias dos pacientes, nos primeiros 4 a 5 dias ou até 10 dias em crianças.

Cuidados com as crianças no retorno às aulas
Segundo as últimas recomendações do Ministro da Saúde, ao iniciar as aulas nesse segundo semestre, caso seu filho ou o estudante estiver com sintomas de gripe, a princípio não deve ir á escola, como medida preventiva. Mas sempre procure orientação médica, pois só assim terá um diagnóstico correto.

Já existe vacina para a Gripe A?
Ainda não há vacina para a doença, mas os estudos estão em fase avançada. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, até o início de setembro devem estar disponíveis as primeiras doses de uma vacina contra a gripe suína, a influenza A H1N1. Enquanto isso, o Ministério da Saúde anunciou o enviou aos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, a cada um, de 5 mil tratamentos nos próximos dias. Até o dia 15 de agosto, o ministério espera receber mais 50 mil tratamentos para distribuir aos Estados e, até 30 de setembro, mais 750 mil. Cada tratamento é composto por 10 comprimidos de fosfato de osetalmivir, indicado para o uso em um único paciente com sintomas graves, fatores de risco ou profissional de saúde que trabalha diretamente com infectados.


(Incluída em 12/08/2009 às 08:50)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524