conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

CNJ divulga radiografia do Poder Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, na última quinta-feira (23), levantamento sobre o Poder Judiciário em 2004. Trata-se da segunda edição do relatório "Justiça em Números - Indicadores Estatísticos do Poder Judiciário". A primeira foi apresentada em maio do ano passado, tendo como base o ano de 2003. De agora em diante, o relatório será elaborado semestralmente pelo Conselho.

Os dados mostram as condições de trabalho, o desempenho e as despesas do Judiciário. O objetivo da pesquisa, segundo o secretário-geral do CNJ, juiz Flávio Dino, é "alterar a cultura de gerenciamento de improviso", com o desenvolvimento de "metas estratégicas de longo prazo".

Em comparação com os dados de 2003, Flávio Dino avaliou que há uma tendência positiva no Judiciário, com a diminuição do número de casos (processos) novos. Para o juiz, tal fato pode ser decorrência da expansão da máquina judiciária combinada com o fim do ciclo dos planos econômicos, que provocavam avalanche de processos. Ele lembrou que os planos Cruzado, Cruzado II, Bresser, Verão, Collor I, Collor II e Real geraram demandas que só se solucionaram recentemente.

O secretário-geral do CNJ destacou que o perfil do litigante, ou seja, sua natureza e poder econômico, definem a taxa de recorribilidade das sentenças. A Justiça Estadual responde pela menor taxa e a Justiça Federal, pela maior. Isso ocorre porque a Justiça Federal é "fortemente impactada pela postura do poder público em juízo", explicou. Nessa instância, o poder público sempre figura como réu ou autor da causa e conta com estrutura para recorrer das decisões. Já na Justiça trabalhista, quem mais recorre são as empresas.

"As regras do jogo estimulam os recursos", afirmou Flávio Dino, enfatizando a necessidade da reforma processual. Segundo ele, um dos 26 projetos de lei sobre a reforma prevê a imposição de ônus econômico para quem recorrer de uma sentença e perder, mecanismo conhecido como sucumbência recursal, que já existe nos juizados especiais e seria estendido a outras instâncias. Flávio Dino lembrou, ainda, que, como a taxa de juros judiciária é menor que a de mercado, protelar a conclusão de um processo pode ser economicamente vantajoso, o que, também, estimula a recorribilidade.

Veja o relatório A Justiça em Números - ano base 2004 (249 páginas)e dados complementares no site do CNJ www.cnj.gov.br


Fonte: Site do CNJ

(Incluída em 02/03/2006 às 15:17)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524