conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Barros Monteiro é eleito novo presidente do STJ


O ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, 66 anos, foi eleito, nesta segunda-feira presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro deve ocupar o cargo a partir do próximo dia 5 de abril, quando se encerra a administração atual encabeçada pelo ministro Edson Vidigal. A duração do mandato é de dois anos.
O ministro Francisco Peçanha Martins foi eleito vice-presidente da Corte no biênio 2006/2008. Ele vai ocupar também a vice-presidência do Conselho da Justiça Federal (CJF) – órgão encarregado da supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeira e segunda instâncias.
Na mesma sessão, o Pleno do STJ indicou os desembargadores Joaquim Herculano Rodrigues, de Minas Gerais, Humberto Eustáquio Soares Martins, de Alagoas, Jorge Mussi, de Santa Catarina, e Massami Uyeda, de São Paulo a integrar a lista da qual sairão os sucessores dos ministros Sálvio de Figueiredo Teixeira e Franciulli Netto.
A lista com os quatro nomes será encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que indicará dois magistrados para integrar o STJ. Após aprovação em sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e pelo Plenário do Senado Federal, os magistrados são nomeados ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O ministro Humberto Gomes de Barros, há 15 anos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), acaba de ser eleito, nesta segunda-feira (6), o novo diretor da Revista, principal meio de divulgação da jurisprudência do STJ. O ministro Gomes de Barros irá substituir o atual diretor da Revista, ministro Francisco Peçanha Martins, que deixará o cargo para ocupar a vice-presidência do STJ. A eleição ocorreu há instantes no Tribunal Pleno.

Fonte: Site do Jornal do Servidor
(Incluída em 07/03/2006 às 11:16)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524