conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Lydia Guevara profere palestra sobre Dignidade do Trabalhador no TJ


Na manhã do dia 3 de setembro, no auditório do TJMG, a professora e jurista cubana, Lydia Guevara, proferiu uma palestra para servidores e magistrados sobre “Direitos Humanos e Dignidade no Trabalho, na Perspectiva do Serviço Público”. Os sindicatos, SERJUSMIG e Sinjus, que já vêm desempenhando um trabalho de combate ao assédio moral desde 2007, apoiaram o evento e ressaltaram a importância da prevenção e combate à exposição de servidores a situações humilhantes e constrangedoras no local de trabalho.
Foram convidados para compor a mesa de debates: 2° vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana, o coordenador geral do Sinjus, Robert França, o psicólogo e jornalista, Arthur Lobato e, para presidi-la, o desembargador e 2° vice-presidente do TJMG, des. Reynaldo Ximenes. A palestra foi transmitida, através de vídeo conferência, para as comarcas de Governador Valadares, Montes Claros e Passos.
Durante sua explanação, a professora Lydia explicou que o trabalho nos tribunais de justiça causa alto índice de estresse no trabalho. Segundo a mesma, um ambiente de trabalho de puro estresse e a estrutura hierarquizada dos Tribunais propiciam a não identificação do problema.
Assim, na tentativa de coibir o assédio moral no serviço público, Lydia Guevara ressaltou a importância dos servidores buscarem apoio em suas representações sindicais e salientou acerca da responsabilidade do Estado na prevenção do Assédio Moral.
Atualmente, além de cartilhas e palestras sobre o combate ao assédio moral, os sindicatos SERJUSMIG/Sinjus possuem uma equipe composta por um psicólogo, advogado e um representante sindical, que avalia os casos e orienta os servidores quanto às providências que deverão ser tomadas após constatado o assédio. Além disso, a Comissão acompanha e participa da criação de um projeto de lei na Assembléia Legislativa tratando sobre o tema.

Lydia Guevara também profere palestra na Câmara Municipal

No dia 2 de setembro, Lydia Guevara foi convidada para ministrar uma palestra sobre Assédio Moral e a Responsabilidade do Empregador na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
A palestra realizou-se na Câmara Municipal por meio do apoio da vereadora Maria Lúcia Scarpelli, do PC do B/MG, com o apoio dos sindicatos SERJUSMIG e Sinjus.
O Evento contou com a participação de vários dirigentes sindicais e de políticos, além do ex embaixador do Brasil em Cuba, Tilden José Santiago.

(Incluída em 09/09/2009 às 09:13)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524