conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

A Assistente Social Judicial Sirléia Márcia Valadares de Paula será Homenageada com a Medalha des. Hélio Costa na Comarca de Mantena



Sirléia Márcia Valadares de Paula, é uma dedicada Comissária da Infância e da Juventude voluntária na Comarca de Mantena.

Em 1999 criou o seu primeiro projeto "Anjos da Guarda", no qual famílias com boas condições socioeconômicas e intelectuais assumiam a responsabilidade de apadrinharem crianças em situação de risco pessoal e social, orientando as famílias destas crianças e custeando parte das despesas destes sem que as mesmas saíssem de seus lares. O projeto perdurou por um ano e teve vários frutos positivos.

Após a graduação no curso de Serviço Social em 2004, ingressou no TJMG em 2005 tendo sido efetivada, através do concurso público em 2006. Desde então, tem desenvolvido um trabalho notável na área social, empenhando-se na garantia do acesso à justiça e na eliminação de todas as formas de discriminação.

Em 2005 teve participação ativa e direta na criação e implantação da APAC- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Mantena.

Em 2006, após receber a proposta do representante do Ministério Público, Dr. Marcelo de Azevedo Mafra, em um processo de Ação Civil Pública, juntamente com uma colega de trabalho elaborou o projeto “Recanto da Esperança”, um abrigo para crianças e adolescentes do sexo masculino que se encontrem em situação de risco pessoal, o qual tem o objetivo de fazer o acolhimento deste público dentro dos princípios preconizados no ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em 2007, ajudou a fundar e foi eleita a primeira Presidente da APAFA - Associação de Proteção e Assistência às Famílias, a qual foi criada com o objetivo de gerenciar tal abrigo e criar projetos para o atendimento às famílias da Comarca de Mantena.

Desde 2006, implementou várias ações para aproximar o judiciário das comunidades que compõem a comarca, sendo nomeada através de Portaria da Corregedoria-Geral de Justiça, Conciliadora/Orientadora dos juizados de Conciliação dos municípios de Itabirinha, Nova Belém, São Félix de Minas e Mendes Pimentel, nos quais teve participação fundamental para suas implantações.

Organizou e promoveu em 2006, 2007 e 2008 cursos da capacitação para Comissários da Infância e da Juventude, Curso de capacitação para Conselheiros Tutelares e de Capacitação para Conciliadores dos Juizados de Conciliação.

Em maio de 2007 foi nomeada Supervisora da Central de Conciliação da Comarca de Mantena, desempenhando tal função até a presente data.

Em 2008 concluiu a Pós-graduação em “Atendimento Integral à Família”, pelo Instituto Aleixo, em Governador Valadares.

Em 2009, criou o Projeto “Acolher é Amar”, que tem por objetivo Garantir o direito à convivência familiar e comunitária promovendo a guarda temporária de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, vítima de violência doméstica que são afastados de suas famílias, com possibilidade de retorno, priorizando ações para reinserção destas crianças às suas famílias de origem, através de uma equipe técnica que atualmente é composta por uma Assistente Social, uma psicóloga, uma pedagoga e uma estagiária de serviço social.

Tal projeto, sob sua coordenação e supervisão tem sido grande parceiro do juízo da Infância e da Juventude na busca pela efetivação do direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária.

É casada com o Sr. Laelson José de Paula e possui três filhos: Marla Márcia de Paula Valadares (19 anos), acadêmica de Direito no 4º período; Marlon Antônio Valadares de Paula (17 anos) e Marco Antônio de Paula Valadares (15 anos).

(Incluída em 11/09/2009 às 13:24)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524