conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Igarapé, mais um fórum que demonstra a fragilidade da segurança




No final da tarde de ontem (22/9), os servidores do Fórum de Igarapé passaram por um grande sufoco devido a um tiroteio entre gangues rivais que ocorreu nas dependências do prédio.

Segundo informações dos servidores da Comarca, a ocorrência se deu durante uma audiência, quando um dos réus do processo tentou invadir a sala das testemunhas para agredi-las.

Na confusão, o advogado do processo quebrou o vidro da sala de audiências para se proteger. As pessoas que estavam no saguão invadiram as secretarias, distribuição e até mesmo o gabinete da juíza na tentativa de se protegerem.

Ainda de acordo com os relatos dos servidores, o Corregedor-Geral de Justiça, Dr. Célio César Paduani, logo após o acontecido, esteve na Comarca para se inteirar dos fatos.

A ocorrência deixa evidente o quanto os servidores, magistrados e jurisdicionados estão vulneráveis, sem proteção, ao utilizarem as dependências do Fórum, que não conta com vigilância armada e encontra-se em um local ermo. Além disso, a Comarca é dividida pela BR 381, o que facilita a fuga dos bandidos.

Os servidores de Igarapé relatam que já presenciaram outros acontecimentos em frente ao Fórum, quando este ocupava outro prédio, como assaltos a bancos e casas lotéricas, sempre com disparos de arma de fogo.

Recentemente fato parecido ocorreu em Sete Lagoas, quando um réu também disparou tiros dentro do Fórum, deixando a todos em estado de pânico e desespero.

Assim, o SERJUSMIG, mais uma vez, vem a público denunciar a falta de segurança instaurada em vários Fóruns do Estado, colocando a vida dos trabalhadores do Judiciário e dos jurisdicionados em risco.

O Sindicato irá buscar informações da Corregedoria sobre quais as providências que o TJ pretende tomar para garantir a proteção dos seus funcionários na Comarca de Igarapé, bem como reivindicará, novamente, ao presidente do Tribunal medidas urgentes em relação à segurança dos Fóruns do Estado.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Serjusmig - (31) 3025-3515



(Incluída em 23/09/2009 às 12:24)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524