conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Dia 21/10 a Justiça de 1ª instância de Minas vai parar


Conforme noticiado amplamente neste site e por meio de e-mails e boletins enviados às Comarcas, por decisão da Assembléia Geral do SERJUSMIG, ocorrida em 03/10, os Servidores da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais integrarão a paralisação nacional dos Servidores dos Judiciários, em 21/10/2009.

Imediatamente após a deliberação da AGE pela paralisação, o SERJUSMIG iniciou uma série de preparativos.

Neste sentido, produziu:
- Camisas para todos os 9.116 filiados, com os dizeres: "Luto por Justiça";
- Carta aberta à sociedade para ser distribuída pelos Servidores (Clique aqui e leia);
- Cartazes para serem afixados nos postos de trabalho (Clique aqui e leia);
- Carta orientando os Delegados sobre a paralisação(Clique aqui e leia);
- Ofício comunicando aos Juizes Diretores sobre a paralisação das atividades no dia 21/10 e a manutenção apenas de plantão mínimo para atendimento às medidas urgentes (clique aqui e veja);
- Reservou espaço na mídia para veicular a manifestação;

No sábado (10/10) e também no feriado da segunda (12/10), diretores e funcionários trabalharam preparando kits com esses materiais, os quais foram remetidos aos delegados de todas as Comarcas, por sedex, na terça-feira (13/10), para que possam organizar a paralisação em suas cidades. Nas comarcas onde não há delegado, o material foi enviado à administração do foro para distribuição aos filiados do SERJUSMIG (conforme lista de filiados que seguiu anexa).

Vários Estados confirmaram à Fenajud a adesão ao movimento. A intenção é demonstrar, por meio dele, a insatisfação dos Servidores dos Judiciários com a Resolução nª88 do CNJ (que aumenta jornada de trabalho sem garantir majoração salarial e sem respeitar o direito daqueles que prestaram concurso para 06 h de continuar cumprindo esta jornada), as metas impostas aos trabalhadores sem avaliar as condições para cumprimento (quadro de pessoal, equipamentos, estruturas dos fóruns, número de processos em andamento) e a falta de estabelecimento de um Estatuto único dos Servidores dos Judiciários, que garanta-lhes iguais deveres, mas, da mesma forma, igualdade de direitos e salários, pois a atividade judiciária de um Estado não difere em nada da de outro Estado ou da Justiça Federal.

Assim, todos os Servidores devem fortalecer este movimento no dia 21/10, aderindo à paralisação.
Embora com as atividades paralisadas, os Servidores devem ir para a porta dos fóruns e participar de protestos, distribuindo a carta aberta à sociedade e prestando os esclarecimentos aos usuários do serviço.

Em BH, a concentração será na porta do Fórum Lafayette - entrada pela Av. Augusto de Lima, de 12h às 18h, pois a idéia é concentrar ali um grande número de Servidores, de modo a conseguir chamar a atenção dos transeuntes, e também da mídia, para os problemas enfrentados dentro destes postos de trabalho (fóruns da justiça mineira).

Ao passar e ver a concentração nas portas dos fóruns, os cidadãos poderão saber onde aqueles manifestantes trabalham e conhecer suas razões para estarem com as atividades paralisadas.

Servidores de algumas comarcas optaram por vir, em caravanas, se unir ao movimento em BH. Entretanto, lembramos aos que não participarem destas caravanas, que não devem deixar de trajar a camiseta do movimento e de realizar a paralisação e os protestos em suas comarcas, registrando tudo em foto e enviando relatório para o SERJUSMIG (imprensa@serjusmig.org.br).

Na porta do fórum em BH, o SERJUSMIG colherá a assinatura dos presentes em abaixo assinado que enviará ao Presidente da Câmara Federal, em favor da PEC 190/07, providência que orienta que seja tomada também nas Comarcas do interior (remeter ao SERJUSMIG).

No dia 21/10, precisamos chamar a atenção da sociedade mineira para os prédios dos fóruns do Estado. E isso não conseguiremos ficando em casa ou em outro lugar.

Esta será nossa oportunidade de nos contrapormos aos ataques recorrentes que temos sofrido aos nossos direitos.


(Incluída em 16/10/2009 às 14:29)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524