conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

ADESÃO TOTAL : 1ª Instância pára e protesta em praticamente todas as Comarcas do Estado



Aconteceu ontem, em 21/10, a grande Luta Nacional dos Trabalhadores dos Judiciários, sugerida em 16/09 em reunião na FENAJUD, em Brasília, e que contou com a aprovação dos Servidores da Justiça de 1ª Instância, que, em Assembléia Geral do SERJUSMIG, em 03/10, decidiram pela PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES.

Veja mais fotos da paralisação na nossa galeria

A decisão da Assembléia foi plenamente cumprida pela entidade, que empreendeu todos os esforços para que houvesse efetivamente uma grande adesão.
Preparou camisas, carta aberta à sociedade, faixas, cartazes, ofício comunicando a paralisação aos presidentes do TJ, da OAB, corregedor-geral, juízes diretores dos Foros; veiculou manifesto na imprensa informando à sociedade, dentre outros.

Sucesso

O resultado não podia ser outro. Na porta do Fórum Lafayette mais de mil Servidores lotaram o rol de entrada e, dentro das secretarias, apenas um plantão mínimo trabalhava para atender às medidas urgentes. Os colegas das Varas da Infância e das Fazendas, dos Juizados de BH e também de diversas cidades do interior engrossaram o movimento na capital.
Houve ampla cobertura da imprensa: Portal Terra; Globo.com; rádios inconfidência, bandnews, itatiaia, Jornais Valor Econômico, O Tempo, Hoje em Dia; TVs Alterosa, Globo, Record, OAB, dentre outras.

As Comarcas do interior também já começaram a apresentar ao SERJUSMIG um balanço sobre a paralisação em suas comarcas, e, até então o Sindicato já foi comunicado de que ela foi um sucesso em: Sacramento, Manhuaçu, Guapé, Itanhomi, Januária, Oliveira, Alfenas, Conquista, Ferros, Guanhães, Itabirito, Estrela do Sul, Pirapora, Araxá, Mantena, Itaúna, Monte Azul, Manga, Ouro Fino, Mariana, Rio Novo, Carandaí, Jacuí, Varginha, Ibiraci, Bicas, Espinosa, Coromandel, Aiuruoca, Teófilo Otoni, Muriaé, Três corações, São Sebastião do Paraíso, Guarani, São Francisco, Araçuaí, Pitangui, Cambuí, Alfenas, Raul Soares, São Gonçalo do Sapucaí, Malacacheta, Resplendor, Senador Firmino, Divino, Três Pontas, Vazante, Lavras, Campanha, Machado, Nova Serrana, Santa Luzia, Betim, Contagem, Itabira, Itajubá, Lavras, Pará de Minas, Ibirité, Coronel Frabiciano, Ponte Nova, Taiobeiras, Jequitinhonha, Abaeté, Carlos Chagas, Ipanema, Iguatama, Campestre, Patrocínio, Campos Gerais, Três Marias, Alpinópolis, Francisco Sá, Monte Azul, Três Pontes, Varginha, Itambacuri, Uberlância, Juiz de Fora, Borba da Mata, Muzambinho, Boa Esperança, dentre outras.

O SERJUSMIG esteve também representado em Brasília, pelos conselheiros fiscais, Enio de Senna Gomes e José de Queiroz Toledo e o funcionário José Luiz, onde se uniu a um ato simbólico na Praça dos Três Poderes, em frente ao STF e ao CNJ. Além de representantes de várias entidades de classe, participaram do ato os deputados federais: Alice Portugal (PCdoB da Bahia), Manuel Jr. (PMDB da Paraíba), Eliseu Aguiar (PTB do Piauí) e Antônio Carlos (PTB de Alagoas).

O SERJUSMIG espera que as autoridades constituídas tenham tido uma pequena mostra do alto grau de insatisfação que os recorrentes ataques aos direitos dos Servidores têm provocado e a disposição destes em não se quedarem inertes.

Os Servidores, firmemente, gritaram sonoros: NÃO ao aumento da jornada de trabalho sem garantir majoração salarial e sem respeitar o direito daqueles que prestaram concurso para 6h de continuar cumprindo esta jornada; REPÚDIO às metas impostas aos trabalhadores sem avaliar as condições para cumprimento (quadro de pessoal, equipamentos, estruturas dos fóruns, número de processos em andamento) e EXIGÊNCIA de que se aprove a PEC 190/07, assegurando o estabelecimento de um Estatuto único dos Servidores dos Judiciários, que lhes garanta iguais deveres, mas, da mesma forma, igualdade de direitos e salários, pois a atividade judiciária de um Estado não difere em nada da de outro Estado ou da Justiça Federal.

PARABÉNS Servidores da Justiça de 1ª Instância, que acataram o chamamento de sua entidade de classe, e fizeram deste, o maior movimento da história do Judiciário mineiro.

A LUTA NÃO PARA POR AÍ.
Vamos avaliar os desdobramentos e decidir, em novas Assembleias, os novos passos.


O SERJUSMIG está preparando as centenas de fotos que chegaram da cobertura da paralisação nas Comarcas do Interior, bem como as fotos registradas do ato público em BH, e em breve disponibilizará no site.

Clique nos links abaixo e veja algumas das várias divulgações das paralisações noticiadas na imprensa.


Jornal da OAB


Hoje em Dia


Globo Minas


Valor Econômico


Jornal das Montanhas


Lavras 24h


TV Alterosa



Portal acessa.com


Jornal Tribuna de Minas

Jornal JF Hoje

Cabangu-Portal Santos Dumont

(Incluída em 22/10/2009 às 11:33)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524