conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

FENAJUD sai mas fortalecida com o Congresso

Com os esforços da atual diretoria da Fenajud na linha de frente das lutas nacionais as quais foram encampadas pelos sindicatos a entidade nacional saiu mais ainda fortalecida com a realização de seu Congresso Extraordinário de reforma estatutária. O Congresso contou com participações de sindicatos filiados e não filiados, totalizando 20 estados presentes e 23 entidades.
Após a realização da vitoriosa audiência pública na Câmara dos Deputados realizada pela Comissão Especial da 190 e que teve maciça participação de lideranças de todo o país e cobertura pela mídia nacional como TV Câmara - vejam vídeo no site da Câmara e matéria televisiva levada ao ar nesse final de semana -, as lideranças sindicais participaram no Hotel Phenícia, no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, do Congresso Extraordinário e I Coletivo Jurídico promovidos pela FENAJUD.
O Congresso é uma exigência extraordinária e instância deliberativa máxima, ocorre ordinariamente a cada três anos, mas esse extraordinário fora convocado no último realizado em 2008 para o fim específico de refoma estatutária.
Com o objetivo de tornar a federação mais fortalecida os sindicatos que não estão filiados também foram convidados a participarem, inclusive com direito a apresentação e defesa de propostas.
Ao final do congresso, de acordo com a avaliação dos participantes, o que se percebe é que as entidades têm na FENAJUD uma referênica nacional para conduzir, amparada pela base nos estados, as lutas nacionais como redução da jornada de trabalho, saúde do trabalhador do Judiciário e PEC 190.
Com 14 sindicatos filiados quando Zezé assumiu a presidência no final de 2006 a FENAJUD tinha apenas 5 sindicatos filiados, o congresso representou o ponta pé para o crescimento da entidade nacional. Nesse congresso recebemos a filiação dos sindicatos dos estados de Mato Grosso do Sul e Roraima. Anteriormente já haviam deliberado na base respectiva pela filiação o SINSJUS-TO (Tocantins), SINDJUDICIÁRIO (Espírito Santo), SINSPOJUCE (Ceará) e estamos na expectativa da confirmação dos sindicatos dos estados do Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais (SERJUSMIG e SINJUS), Santa Catarina, Paraná, que já estão discutindo a filiação à FENAJUD. O SINDIJUS do Rio Grande do Sul já iniciou a discussão acerca da filiação. Espera-se que até o mês de junho esses sindicatos formalizem a filiação à entidade, solidificando a luta nacional.
Já está disponível neste site o estatuto aprovado no congresso deste ano. Confiram.

Fonte: Site Fenajud
(Incluída em 10/03/2010 às 10:47)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524