conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Escola Judicial forma instrutores

CURSO

Transmitir conhecimento e capacitar servidores para se transformarem em instrutores e multiplicar conhecimento. Esse foi o objetivo do curso de capacitação de oficiais de justiça realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, nos dias 13 e 17 de março. O curso foi oferecido a oficiais que trabalham nas regiões que estão englobadas nas comarcas de Juiz de Fora, Uberlândia e Montes Claros e deverá ser ministrado para outros servidores de outras localidades do Estado.

De acordo com a diretora-executiva da Ejef, Maria Cecília Belo, a formação de instrutores surge como resposta à crescente demanda por treinamento de servidores. Serão formados instrutores em comarcas-pólo que terão a missão de repassar os conhecimentos técnicos, adquiridos nos cursos específicos, capacitando os colegas. Assim, uma das dificuldades encontradas pela Ejef, que era deslocar técnicos e professores para o interior mineiro, será atenuada com a formação de instrutores.

Esta fase de formação de instrutores começa com os oficiais de justiça devido à já existente estrutura da Central de Mandados em Belo Horizonte que possui uma equipe preparada para ministrar cursos. A idéia, contudo, é organizar outros cursos para preparar instrutores para outras especialidades do TJMG.

O curso foi ministrado pelos oficiais Izabel Alves Macedo e Juarez Antônio da Silva, com a participação de outros onze oficiais da Central de Mandados de BH. Segundo Izabel Macedo, foram repassados todos os atos de ofício executados pelos oficiais de justiça, inovações na realização de penhora, atualizações nas legislações pertinentes ao trabalho, entre outros.

Esse curso foi idealizado pelos oficiais da comarca de Belo Horizonte e é o 17º ministrado pela equipe da Central. Os instrutores elogiaram a implantação desse curso que, além de formar instrutores, vai multiplicar os conhecimentos específicos da classe de oficiais de justiça em todo o interior mineiro.

Multiplicar conhecimentos

"O curso vai permitir a uniformização dos trabalhos em Minas Gerais", aponta Juarez Antônio da Silva. Outro aspecto levantado por ele é que a Escola Judicial vai disponibilizar todo material do curso em vários formatos, como CDs e apostilas, o que facilita o acesso ao conteúdo repassado aos oficiais de justiça.

Wilton Carlos Leite de Faria, coordenador da Central de Mandados de Montes Claros e oficial de justiça, diz que o curso de capacitação "vem em boa hora, tendo em vista as dificuldades enfrentadas no interior mineiro, principalmente na prática dos atos de ofício. O curso foi de grande importância para o aprimoramento dos nossos conhecimentos, vindo a acrescentar novas informações relativas à função, possibilitando a todos nós, como instrutores, repassar técnicas não só para os colegas de Montes Claros, mas para todo o norte de Minas Gerais".

Antônio Rodrigues de Oliveira, também oficial de justiça da comarca de Montes Claros, acredita que o curso de capacitação acrescentou "de forma substancial muitos conhecimentos úteis e necessários para melhor exercício de nossas funções. Estaremos capacitados a resolver quaisquer questões afetas aos nossos atos de ofício, proporcionando melhor prestação de serviço à sociedade".

Já Eumênio Milagres Bianchetti, oficial de justiça da comarca de Barbacena (integrante do núcleo regional de Juiz de Fora), salientou que o curso vai proporcionar a eles uma qualificação necessária para o desempenho esperado pela sociedade. O curso deve ser estendido a outras comarcas, o que demonstra o pionerismo do TJMG na reciclagem de seus servidores".

Fonte: Jornal Minas Gerais.
(Incluída em 30/03/2006 às 12:00)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524