conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

PEC 190 – Dias de vitórias em Brasília

Com os deputados líderes de partidos e blocos foi possível conseguir assinaturas importantes para incluir a PEC 190 na Ordem do Dia de votação em plenário. Com o CNJ houve audiência com o conselheiro Min. Ives Gandra e no Ministério da Justiça houve sinalização de uma nota técnica sobre a matéria.

Articulação parlamentar

Num esforço conjunto dos sindicalistas nos corredores, plenários de comissões e gabinetes parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal foi possível assinaturas no requerimento de inclusão na Ordem do Dia da PEC 190 da maioria absoluta dos líderes partidários e de blocos.

Vejamos: Vanessa Grazziotin (PCdoB), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Fernando Ferro (PT), Henrique Eduardo Alves (bloco PMDB, PTC), Daniel Almeida (Bloco PSB, PC-doB, PMN e PRB), Dagoberto (PDT), João Pizzolatti (PP), Ivan Valente (Psol), Edson Duarte (PV), Jovair Arantes (PTB), Fernando Coruja (PPS), Carlos Willian (PTC), Rodrigo Rolemberg (PSB), Cleber Verde (PRB), Sandro Mabel (PR), Miguel Martini (PHS), Vinícius Carvalho (PTdoB) e Fábio Faria (PMN).

Até agora não assinaram o requerimento os líderes: João Almeida (PSDB), Paulo Bornhausen (DEM), Cândido Vacarezza (Governo), Gustavo Fruet (Minoria) e Hugo Leal (PSC). Os sindicalistas que permanecem em Brasília hoje participarão de audiência às 11:15hs com o líder do governo deputado Cândido Vacarezza para tentar convencê-lo a assinar o requerimento, por solicitação da companheira de partido deputada Fátima Bezerra (RN).

O esforço agora é para que os trabalhadores e sindicalistas dos estados desses líderes busquem convencê-los da importância de assinarem o requerimento.

Ministério da Justiça e CNJ

Os sindicalistas Ednor Jr (AL), Dionízio (MS) e Volnei (SC) foram ao Ministério da Justiça e lá mantiveram audiência com o chefe de gabinete da Secretaria de Reforma do Judiciário. Pela conversa com o executivo ficou claro que no que depender daquele ministério a PEC 190 não teria obstáculo para deixar de ir a votação, além do que sinalizaram para emissão de uma Nota Técnica.

Enquanto um grupo de sindicalistas estavam no Ministério da Justiça, na Câmara dos Deputados e Senado Federal, outro grupo comandado pela presidente da Fenajud Zezé foi ter audiência com o conselheiro do CNJ Ministro Ives Gandra. Nesta os sindicalistas trouxeram ao conselheiro questões de interesse da categoria como jornada de trabalho, estatuto nacional do Judiciário, planos de carreira unificados, etc. Ficou acertado com o conselheiro que o CNJ por meio da Comissão de Assuntos Legislativos do Judiciário no Conselho e por ele presidida estará em parceria com a FENAJUD buscando tratar dos assuntos de interesse do Judiciário e dos trabalhadores.

Reunião de entidades

Após a reunião com o conselheiro do CNJ, já por volta das 17hs, os sindicalistas se reuniram na sede da FENAJUD para avaliar os dois dias de atividades e planejar ações. Ficou marcada outra reunião para 18.05, além de ter confirmado II Coletivo Jurídico na cidade de Salvador nos dias 21 e 22.05.

Estiveram em Brasília ajudando nas ações os sindicatos dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia. Justificaram ausências em razão de greve nos seus estados os sindicatos do Tocantins, Sergipe e Rio de Janeiro, mas contribuíram contactando com seus deputados, além dos sindicatos Serjusmig e Sinjus de Minas Gerais que também falaram com seus deputados de base.

Fonte: Fenajud
(Incluída em 03/05/2010 às 09:34)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524