conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

MAIS UM DIA DE LUTA



Cumprindo o calendário de lutas da categoria em favor da valorização dos Servidores e respeito aos direitos – constantemente negligenciados -, aconteceu, na manhã desta quinta-feira, 27/05, uma manifestação na porta do fórum Lafayette, no mesmo instante em que no Tribunal do Júri ocorria a solenidade de instalação das Câmaras e posse de 8 novos desembargadores.

Indignação e revolta marcaram a manifestação. Não indignação em relação aos direitos da Magistratura. Mas ao tratamento diferenciado.

Interesse do alto escalão: sempre prioridade para o TJMG.
Direito dos Servidores: questão ignorada.

A pergunta que não pôde deixar de ser feita é: Se as Câmaras foram criadas POR EMENDA PARLAMENTAR na mesma Lei que determinou a instituição da Gratificação dos Escrivães e Contadores e a exigência do bacharelado em direito para os Oficiais de Justiça e equivalência salarial dos atuais, por que só houve pressa (o tempo de instalação foi recorde) em cumprir o artigo relativo às câmaras?

Por que a Lei maior, Constituição Federal, não é cumprida no que diz respeito à garantia de revisão geral anual dos Salários dos Servidores?

Por que o SOFRIDO ADE até hoje não foi pago? Por que só foi implementado na folha de maio? E, por que até hoje não se definiu quando será quitado o retroativo (passivo formado exatamente em função da demora do TJMG em regulamentar a matéria)?

Oito magistrados foram promovidos na data de hoje para o cargo de desembargador. Cargos criados recentemente e que viabilizaram a promoção destes.
Lado outro, os Servidores que adquiririam direito à promoção em 2006 (após cumprir tempo mínimo; avaliação satisfatória; concluir curso superior e/ou pós- graduação...), só serão efetivamente promovidos em 2011 e receberão o passivo em 48 parcelas, sem juros nem correção.

É ou não é motivo para revolta, desapontamento, desilusão e muita LUTA?

Pois bem.

É neste espírito, em favor de seus direitos; em busca do respeito e da valorização na Casa da Justiça, que os Servidores darão continuidade ao calendário de lutas, sendo o próximo movimento convocado para o dia 2 de junho, às 16 h na porta do fórum Lafayette, data em que acontece a posse do novo presidente do TJMG.

A luta não é um protesto contra o desembargador Cláudio Costa (até porque ainda não assumiu o cargo e então não teve oportunidade de mostrar como será sua gestão). É sim uma luta pela dignidade dos Trabalhadores da CASA DA JUSTIÇA, que se transforma, aos poucos, na CASA DA INJUSTIÇA.


Clique aqui e veja mais fotos
(Incluída em 27/05/2010 às 14:52)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524