conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Mobilização Unificada: Mais uma, dentre tantas lutas!


Aconteceu na quarta-feira passada, 2/06, mais uma, das tantas lutas que os Servidores têm tido que travar para garantir respeito aos seus direitos. Na porta do fórum Lafayette, centenas de Servidores, de primeira e segunda instância, de todos os cargos do Judiciário mineiro, e com a presença também de colegas vindos em caravanas do interior, protestaram contra a situação atual vivenciada pela categoria. Salários defasados; promoções atrasadas; créditos junto à instituição que não foram pagos; falta de condições de trabalho, foram algumas das muitas reclamações. O protesto aconteceu na mesma data e horário para o qual estavam agendadas uma entrevista coletiva e a posse do novo presidente do TJMG.

Os manifestantes fizeram questão de registrar que o protesto nada tinha de pessoal (contra este ou aquele presidente). Mas contra a falta de uma política, por parte da instituição TJMG, que assegure aos seus trabalhadores salários dignos, condições de desempenho do trabalho e, em especial, respeito aos direitos adquiridos (plano de carreiras, revisão geral anual, retroativo do ADE). Os Serventuários abriram e encerram o protesto cantando o Hino Nacional. Nem o frio, nem a chuva que começou a cair fina, foram capazes de apagar o entusiasmo dos Servidores de lutar por seus direitos e deixar claro o recado da mais plena disposição para lutar, aonde for, e como for preciso, pela valorização e respeito à categoria. Os Servidores estipularam metas (tais quais que são submetidos a todo dia). Meta 1: Valorização; Meta 2: Carreira em dia; Meta 3; ADE quitado; Meta 4: Cumprimento da Lei Complementar 105/2008 nos artigos que dizem respeito aos Servidores; Meta 5: Que o assedio moral seja banido do ambiente de trabalho, dentre outras, que ao final somaram 12 metas.

E em alto e bom som, entoaram: “O Tribunal, presta atenção, a meta agora é a Valorização”. Agora os Sindicatos terão suas AGE's (Sinjus dia 08 e Serjusmig dia 12/6), sendo que o Sindojus realizou a sua no dia 29/5. E, além disto, esperam o primeiro contato com o des. Cláudio Costa, presidente eleito e empossado na quarta (2/6). E a partir daí, discutir e tratar com a categoria os rumos da campanha pela valorização.


Dia 09/06 tem Corte Superior, os Sindicatos estarão presentes, e convocam os Servidores a comparecerem também, pois, a minuta de projeto de Lei concedendo reajuste aos Servidores, em 10,14% a partir do próximo ano, ainda passa pelo crivo da mesma. Ou seja, nada ainda está DEFINIDO. E mais, de acordo com deputados que chegavam para a posse do presidente e se deparavam com a manifestação dos Servidores, a ALMG começa a se esvaziar, sendo que várias reuniões estão sendo adiadas por falta de quorum. POIS BEM, A LUTA EXIGE PERSISTÊNCIA, DISPOSIÇÃO, FORÇA E CORAGEM!

Clique nas fotos para ampliar


(Incluída em 07/06/2010 às 09:59)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524