conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Em madrugada tensa, PL da Recomposição Salarial é votado em 1° turno do Plenário



Cinco horas após a abertura dos trabalhos do plenário na sessão extraordinária, convocada para as 20h da noite de ontem (23/06), o PL 4.663/10, que concede recomposição salarial de 10,14% para os Servidores do Judiciário mineiro a partir de janeiro de 2011, foi aprovado.

O relógio já marcava 1h20 quando, após exaustivas suspensões da sessão para negociações entre a base governista e a oposição sobre impasse envolvendo o projeto que fixa o subsídio dos servidores da educação (PL 4.689/2010), o PL 4.663/2010 foi aprovado.

Num clima tenso, com as galerias ocupadas por centenas de Servidores da educação exigindo a votação das emendas aprovadas ao Projeto, finalmente, por acordo, os deputados decidiram não apreciá-las em plenário, para fazê-lo na comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, liberando, assim, a possibilidade de inversão da pauta (requerimento apresentado pelo deputado Adelmo Leão) e a aprovação do PL da recomposição salarial dos Servidores do judiciário.

Presentes às galerias, os Servidores do Judiciário, acompanhados de dirigentes do SERJUSMIG, SINDOJUS e SINJUS, embora exaustos, não arredaram pé, até que o acordo que possibilitou a votação do Projeto da recomposição da categoria acontecesse.

Elogios à atuação das entidades foram proferidos nas declarações de votos, dentre elas as dos deputados Délio Malheiros, Padre João e Weliton Prado.

O projeto 4663/2010 precisa passar agora pela Comissão de Fiscalização Financeira e orçamentária, onde deve receber parecer para apreciação em segundo turno no plenário.

O SERJUSMIG já está na ALMG na manhã desta quinta-feira, 24 de junho, trabalhando pela inclusão do projeto na pauta da CFFO, urgentemente, para que seja possível sua inclusão na pauta do plenário, se possível ainda hoje ou no mais tardar amanhã.

É que há possibilidade de a seleção Brasileira jogar na segunda ou terça-feira próximas e isso pode prejudicar a votação do PL em segundo turno, já que, até o dia 30/06 o PL tem que ser publicado de acordo com o calendário eleitoral e as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Inversão da Pauta

Durante toda a tarde de ontem, os diretores do SERJUSMIG, SINJUS E SINDOJUS estiveram na ALMG a fim de buscar acordo com os parlamentares, para se inverter a pauta do plenário, de forma que o Projeto dos Servidores do Judiciário pudesse ser votado enquanto transcorriam as discussões relativas ao PL dos Servidores da educação.

Clique nas fotos para ampliar


Porém, esta inversão só ocorreu nos instantes finais da sessão plenária de ontem, quando já era madrugada.

Embora o Projeto tenha passado no 1° turno do plenário é importante destacar que os 10,14% ainda não estão garantidos. Tudo pode acontecer!

Ontem, mais do que nunca, houve uma demonstração disso, pois, por muito pouco, o PL não foi votado.

Desta forma, é preciso que os Servidores mantenham o estado de mobilização, continuem contactando os deputados de suas regiões, e também que compareçam a ALMG tão logo seja confirmada a inclusão do PL na pauta do plenário para votação em segundo turno.

SEM MOBILIZAÇÃO NÃO HÁ VITÓRIA!
MAIS UMA VEZ ESTAMOS DIANTE DE UMA SITUAÇÃO QUE LEVA A ESTA CONSTATAÇÃO.



Clique nas fotos para ampliar

Deputados tentam acordo
Reunião suspensa por várias vezes

Clique nas fotos para ampliar

Servidores do Judiciário e da Educação mantêm galerias lotadas até o final


Clique nas fotos para ampliar

Finalmente PL da Recomposição é aprovado

(Incluída em 24/06/2010 às 11:21)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524