conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Contagem: Terceira maior cidade do Estado não possui estrutura de trabalho para Servidores do Judiciário


Contagem, a terceira maior cidade de Minas, não possui estrutura mínima para que os Servidores do Judiciário possam desempenhar dignamente suas funções para atender a cerca de 700 mil habitantes.Na vara de Família, onde todos os funcionários trabalham em único turno, são sete computadores para nove funcionários, sendo que dois são para o uso exclusivo de estagiários. Nestas condições, os Servidores ficam disputando os computadores durante o dia, tendo em vista que estes também servem à estagiários e outro é de uso para atendimento do balcão. Sem contar que as Varas ficam localizadas em um prédio pequeno, com apenas dois andares, escadas estreitas e salas minúsculas, mobiliário em péssimo estado e local sem ventilação.

Durante a visita, apesar do inverno, a sensação térmica provocada pelo calor do ambiente chegava a ser insuportável. Além disso, por diversas vezes, a conversa dos Servidores com o funcionário do SERJUSMIG, Franklim de Almeida, foi interrompida por conta do barulho causado por carros, caminhões e ônibus que transitavam no local, uma vez que o prédio fica localizado em uma das avenidas de maior fluxo de Contagem.

Há relatos, inclusive, de uma Servidora que precisou recorrer à licença saúde e, posteriormente, foi remanejada para um outro setor em razão de problemas respiratórios causados pelo acervo de processos presentes na secretaria.

Um Grupo de trabalho do TJMG já esteve em Contagem e constatou a necessidade de medidas de saneamento para o local. Clique aqui e veja o laudo que o GT emitiu, sugerindo que as salas fossem enclausuradas acusticamente, com a instalação de janelas e portas acústicas e instalação de um sistema de ar condicionado.

Segundo os Servidores, até a presente data, não foi tomada nenhuma providência para sanar os problemas da comarca. É importante salientar que o laudo realizado pela Coordenação de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do TJMG é de 17 de junho de 2009.

Servidores de Contagem encontram dificuldade no cumprimento da meta 2

Em visita à comarca, no dia 09 de julho, o SERJUSMIG, além dos problemas acima citados, constatou também uma situação muito preocupante: Servidores trabalhando em computadores com a versão windows mais antiga, sujeitos ao cumprimento da Meta 2 do CNJ. Isto é uma incoerência com o discurso de um Órgão que afirma ter como sua prioridade a informatização dos serviços.

O investimento em condições de trabalho, informatização (para acompanhar a evolução dos tempos modernos), é o mínimo que um Judiciário precisa para atender com celeridade e eficiência à sociedade.

Para tanto, os postos de trabalho precisam ser revistos, os equipamentos atualizados e serem fornecidos em número suficiente para atender à demanda, e, também os Servidores precisam ser capacitados e preparados para a atualização (informatização).

SERJUSMIG encaminha ofício solicitando providências

O Sindicato protocolou nesta quarta-feira(13/7) dois ofícios solicitando medidas urgentes para corrigir as condições insalubres de trabalho as que estão submetidos os Servidores da comarca de Contagem. Clique aqui e veja.

O SERJUSMIG espera que efetivamente sejam tomadas providências a respeito, pois a saúde dos trabalhadores e a qualidade da prestação jurisdicional na Comarca estão sob risco.



(Incluída em 15/07/2010 às 08:30)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524