conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Conferência: SERJUSMIG debate formas para o combate ao Assédio Moral


Rui Viana, diretor do SERJUSMIG, em conferência Internacional com o servidor do TRT, Nilson Barros, e os representantes do Sinjus e Sitraemg (Foto: SITRAEMG)

Em conferência realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 12 a 15 de julho, o SERJUSMIG e demais representantes de movimentos sindicais, juízes, procuradores, administradores, psicólogos e profissionais da Saúde - dos países Brasil, Canadá, México, Argentina e Venezuela-estiveram reunidos para discutir sobre as ações para o combate e erradicação da violência moral no ambiente de trabalho.

No encontro foram discutidas, através de debates e conferências, ações de prevenção e combate ao assédio moral. A comissão de combate ao Assédio Moral Serjusmig/Sinjus aproveitou a oportunidade para explanar sobre as ações desenvolvidas pelos Sindicatos na conscientização deste mal.

Tal discussão é de extrema importância, haja vista que, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OIT), nas próximas décadas, “as novas políticas de gestão na organização de trabalho vinculadas as políticas neoliberais contribuirão para as depressões, angústias e outros danos psíquicos à saúde dos trabalhadores”.

O SERJUSMIG, em parceria com o Sinjus, na Comissão de Combate ao Assédio Moral, vem realizando um trabalho desde 2007 na tentativa de combater o assédio no âmbito do judiciário mineiro. Neste sentido (além dos plantões de atendimento, palestras, cartilhas e elaboração de projetos de lei), o Sindicato percorre várias comarcas e denuncia as péssimas condições do ambiente laboral, falta de equipamentos necessários à realização do trabalho, número insuficiente de Servidores para cumprir os atos processuais no prazo legal. Consciente de que estes fatores exercem forte pressão sobre a saúde psíquica e emocional dos Servidores, a Comissão ressalta a necessidade do preparo da Instituição TJMG no desenvolvimento e implementação de modelos eficazes de gestão de pessoas para que estas possam, sem angústias, corresponder as altas exigências de uma sociedade em intenso ritmo de globalização.

SERJUSMIG solicita medidas urgentes no combate ao Assédio Moral

O SERJUSMIG protocolou, na quarta-feira (21),o ofício 60/2010 solicitando medidas urgentes no combate ao assédio Moral no Judiciário mineiro.

O SERJUSMIG aguarda a reunião agendada com o TJMG para 28 de julho a fim de obter respostas sobre este assunto e demais reivindicações encaminhadas ao secretário especial da Presidência, dr. Luiz Carlos Gonçalo Elói.

(Incluída em 23/07/2010 às 16:08)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524