conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

TJMG: Corte aprova iniciativas estratégicas


A Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em sessão desta quarta-feira, 14 de julho, aprovou 15 (quinze) das 30 (trinta) iniciativas, constantes do Planejamento Estratégico do Tribunal, para serem incluídas na proposta orçamentária do exercício de 2011. As iniciativas estratégicas, constituídas de programas, projetos, planos e ações priorizadas pela instituição para atingir seus objetivos estratégicos, resultaram de estudos feitos por grupos de trabalho de magistrados e de servidores, encarregados da elaboração do Planejamento Estratégico, para o quinqüênio 2010-2014.

Em linhas gerais, as iniciativas aprovadas referem-se a: Gestão de comarcas; Processo eletrônico; Plano de modernização e alinhamento das ações de comunicação; Otimização da gestão da informação e da gestão documental; TJ Integração – saúde e inclusão; Plano de pessoal; Reestruturação da área de tecnologia da informação; Programa de educação continuada para magistrados; Programa de educação continuada para servidores; Centro de Segurança Institucional – CESI; Central de Conciliação; Justiça restaurativa criminal; Projeto Novos Rumos; Plano institucional de construções e reformas prediais; Ações voltadas para a humanização e eficácia do cumprimento das penas privativas de liberdade, das medidas sócio-educativas e das medidas de segurança.

Essas iniciativas foram apresentadas ao Colegiado pelo presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, depois de ouvido o Comitê Estratégico de Gestão Institucional, conforme estabelecido pela Resolução 638/2010, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico. O presidente chamou a atenção para a importância da matéria: “trata-se de assunto da mais alta relevância para a Instituição e que traz parte dos programas, projetos e ações a serem executados nos próximos cinco anos pelo Tribunal”, esclareceu.

O desembargador Cláudio Costa lembrou ainda que a deliberação sobre as iniciativas para a proposta orçamentária para 2011 deveria ser feita em julho, na pri-meira sessão ordinária da Corte, de acordo com o estabelecido na Resolução 638/2010: “é uma forma de garantir os recursos necessários para a execução das iniciativas estratégicas do Tribunal”, justificou.

A proposta de orçamento será aprovada na próxima sessão do órgão especial, prevista para o dia 28 de julho. Dessa forma, a proposta orçamentária anual será apresentada tendo como notas explicativas as iniciativas estratégicas que receberão recursos para aplicação em 2011.

Fonte: Site TJMG
(Incluída em 29/07/2010 às 09:04)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524