conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

PERICULOSIDADE: servidores fazem velório de direitos e ações na ALMG

PL 3797/09(com emenda)já!Servidores de diversas comarcas da primeira Instância da Justiça mineira ocupam o Legislativo estadual. Tenda,faixas,balões negros,caixão com "velório dos direitos do servidor",distribuição de texto explicativo e ações - na ALMG


Desde a manhã desta terça, 14/9/2010 , batalhadores da 1ª Instância do Judiciário – provenientes dos mais diversos cantos das Alterosas - têm chegado ao Legislativo, na Capital, para clamar por Justiça. Eles fazem vigília dentro e fora da Assembleia Legislativa (ALMG). Na área externa, um caixão (simbolizando o funeral dos direitos do servidor) cercado de balões negros, tenda, faixa e a distribuição de um pequeno texto explicitando à sociedade as razões do pranto e do luto (texto que, em breve, será disponibilizado aqui no site). O “funeral” contou, entre os solidários visitantes, com a presença dos deputados Padre João (PT); Carlin Moura (PCdoB) e Délio Malheiros (PV). Os três também subiram à tribuna do Plenário da Casa, a fim de manifestar apoio às justas reivindicações dos servidores.

Injustiçados, SIM! Conformados, JAMAIS: em todas essas ações na ALMG, houve forte presença de injustiçados Assistentes Sociais Judiciais; Psicólogos Judiciais; Comissários da Infância e da Juventude; Oficiais de Justiça Avaliadores que – cotidianamente – colocam a vida em perigo no exercício profissional, e que são excluídos pelo TJ no Projeto de Lei (PL) 3797/2009. Agora, à tarde, a vigília e a ação – na “tenda-velório dos direitos”, nos gabinetes e no Plenário – continuam na ALMG. O SERJUSMIG aguarda o fortalecimento do movimento com a chegada de mais atuantes servidores.

Ainda no período matutino, por intermédio da colega Maria Conceição Soares, a “Sãozinha” (delegada da comarca de Senador Firmino), representantes do SERJUSMIG – acompanhados de companheiros da 1ª Instância - foram recebidos pela assessoria do presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Na reunião, um “só coro”: IMEDIATA aprovação do Projeto de Lei (PL) 3797/2009 (que trata do “Adicional de Periculosidade” do TJ), incluindo a emenda que estende o benefício a TODOS os que se arriscam pela Casa da Justiça (emenda aprovada em Comissão). Aproveitando a ocasião, visitas a gabinetes, a fim de pressionar parlamentares.

Na reunião matinal, além dos já citados parlamentares, a categoria contou com manifestações de apoio - feitas também na tribuna do Plenário - dos deputados Sargento Rodrigues (PDT); André Quintão, Adelmo Leão e Weliton Prado (os três do PT) e Domingos Sávio (PSDB). Em breve, colocaremos novas informações sobre esta vigília (já vitoriosa, em razão da união e da determinação demonstradas). O movimento continuará à noite (caso seja realizada reunião extraordinária do Plenário). Aos deputados, o recado: “é tempo de eleição e estamos atentos! Os servidores do TJMG querem ver a LMG em ação - PL 3797/2009 em PAUTA, votado e aprovado (com a emenda), e JÁ!”

(Incluída em 14/09/2010 às 14:57)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524