conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Bahia nomeia primeira desembargadora negra do País

Exemplo a ser seguido! As mineiras e os mineiros saúdam a iniciativa da Bahia. Dois preconceitos vencidos de uma só vez! Parabéns à pioneira desembargadora e ao TJ/BA!


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) orgulha as mulheres que atuam no Poder. E orgulha duplamente! Recentemente, a juíza Luislinda Valois foi nomeada como desembargadora substituta. Indicada para ocupar o posto da desembargadora Lealdina Torreão (em processo de aposentadoria), a Dra. Luislinda é a primeira mulher negra a assumir um posto desse nível no Judiciário brasileiro. Bravo! Muitas palmas para essa novidade na Justiça. Tomara que “a moda pegue”. Justiça é isso: toda e qualquer discriminação sendo definitivamente varrida do cenário! Natural de Salvador, a magistrada é pioneira: foi ela também a primeira juíza negra do Brasil.

Militante do movimento negro, a Dra. Luislinda afirma ter se surpreendido com a nomeação, mas se orgulha e exalta a decisão da presidência do TJ/BA. "Sempre busquei algo mais na minha vida profissional, mas não imaginei que essa decisão aconteceria tão rápido. Estava a trabalho no interior e, quando voltei, vi a publicação no diário do TJ. É um momento de honra para mim, e dou louvores à presidência do Tribunal. Estou muito feliz", teria declarado a nova desembargadora. Lembrando-se de sua trajetória, ela ressalta que já foi vítima do preconceito, mas acha força para brincar, dizendo–se uma “PPP”: "Sou preta, pobre e periférica. Mas sou ousada, e vamos trabalhar para acabar com esse preconceito, que mata a alma e consome o físico", conclui, em declaração reproduzida no jornal “O Tempo”. Parabéns à nova desembargadora e à Bahia pelo bom exemplo!

(Incluída em 15/09/2010 às 13:19)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524