conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Eleições em Minas: DataTempo e outros Institutos apontam empate técnico

O levantamento mais recente teria sido realizado entre 11 e 13/9/23010 (sábado e segunda). São dados DataTempo/CP2 que, a exemplo dos de outros institutos, mostram acirramento da disputa pelo Palácio da Liberdade.


Segundo dados levantados pela parceria dos “Institutos de Pesquisa DataTempo e CP2”, em Minas Gerais, a disputa pelo governo será muito acirrada. A chapa Hélio Costa/Patrus Ananias (PMDB/PT) teria quase 39% das intenções de voto, contra a uma média de 36% de seus adversários: Antônio Anastasia/Alberto Pinto Coelho (PSDB/PP). Com a margem de erro (estimada em cerca de 2%, para mais ou menos), os candidatos estariam tecnicamente empatados. A situação é similar à de pesquisas recentemente divulgadas pelos Institutos Datafolha e Ibope: ora com pequena margem favorável ao tucano, ora ao peemedebista (sempre dentro do percentual de erro). Em todas essas pesquisas há um acirramento na corrida ao Palácio da Liberdade.

O levantamento DataTempo/CP2 é o mais recente, os dados foram publicados na edição desta quinta, 16/10/2010, do jornal “O Tempo”. A pesquisa teria feito também abordagens comparativas de “pior e melhor cenários”. Nestas, a pior situação de Hélio Costa teria mostrado 36,74% das intenções de voto; e a melhor situação Anastasia apontado 37,97%. O número de indecisos - somado ao de pessoas que não responderam - totalizaria 18,73%. Entre os demais concorrentes, média inferior a 1% de intenções - com a melhor colocação para Vanessa Portugal (PSTU), com 0,58%. Na simulação de 2º turno, o DataTempo mostra vitória de Hélio (42,42% das intenções de voto contra 37,98% - ainda dentro da margem de erro). Portanto, com a proximidade do dia 3/10 (data da ida às urnas) está complicado prever quem será o novo chefe do Executivo Mineiro

No cenário nacional, segundo as principais pesquisas, caso a eleição fosse hoje, a candidata do PT, Dilma Rousseff (com mais de 55%) poderia vencer, já no primeiro turno, o tucano José Serra (com menos de 30%). Marina Silva (PV) estaria em terceiro lugar (com pouco mais de 10%). A nós, eleitores, cabe avaliar (com muita atenção) o “projeto político” de cada chapa, bem como aquilo que os seus componentes fizeram (e podem vir a fazer) em relação aos direitos do povo trabalhador das Alterosas e do Brasil (que somos todos nós), para, desta forma, votarmos com consciência e sensatez. (Fontes: DataTempo/CP2, DataFolha, Ibope, Ag. Brasil e “O Tempo”)

(Incluída em 20/09/2010 às 10:30)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524