conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Em defesa da Lei da Ficha Limpa

Possível liberação de corruptos nas eleições leva ONG Avaaz a apelar ao STF


A Rede Social Avaaz (ONG que atua, em âmbito mundial, em prol de justiça social, ética, e direitos de cidadania), teme que indivíduos com “ficha suja” ainda consigam “brecha” nas eleições de outubro. Isso porque há casos de candidatos barrados pelos Tribunais Eleitorais (TREs), em razão da Lei Complementar 135/2010 (a “Ficha Limpa”), que teriam apelado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Essas pessoas estariam questionando a constitucionalidade da nova norma, em virtude de sua publicação ter sido efetivada apenas cinco meses antes do pleito.

Temendo o resultado do julgamento no Órgão Superior da Justiça, uma vez que haveria “divisão de olhares” entre os ministros do STF, a Rede Social apela aos brasileiros e às brasileiras: “nós poderemos influenciar os Ministros indecisos a votar em favor da política limpa”, afirma a chamada da petição (no site http://www.avaaz.org/po/). De acordo com as informações publicadas na página, em três dias, a petição online já soma mais de 100 mil assinantes. A meta é alcançar, nesta sexta, 17/9/2010, 150 mil adesões. Confiante na força popular, a Avaaz relembra que foi a sociedade brasileira quem garantiu a existência da “Ficha Limpa”. Portanto, o povo tem condições de conquistar a efetiva aplicação da norma.

“Juntos, nós passamos a ‘Ficha Limpa’ e tiramos 242 políticos corruptos das eleições de outubro. Agora, vamos garantir que o STF defenda a Ficha Limpa. Assine a petição urgente e encaminhe para todos”, apela a ONG. Colega da Justiça, ainda há tempo para aderir a esta luta, que tomará alguns segundos apenas, e dará uma força para que a falta de ética seja, de fato, reduzida no Poder Público Brasileiro. A petição deve ser entregue para o Presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, nesta sexta-feira, 17/9/2010. Passe, agora mesmo, pelo site da Avaaz http://www.avaaz.org/po/) e concretize sua adesão a esta justa causa. Nós, do SERJUSMIG, já “estamos dentro”! (Fonte: site da Avaaz)

(Incluída em 20/09/2010 às 10:00)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524