conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Eleições: analisar e refletir! ALMG fará cobertura especial

Eleições: Refletir e refletir para votar bem!


Neste 2010, os brasileiros vão às urnas mais uma vez. Porém, antes do dia 3 de outubro (domingo), quando será realizado o primeiro turno do pleito, precisamos fazer profundas reflexões sobre os futuros escolhidos. É preciso conhecer o “histórico” de cada candidato; seus projetos e propostas; assim como questionar: a quem ele pretende “servir” quando estiver no Poder? Vamos escolher deputados (estadual e federal); dois senadores para representar Minas Gerais (por oito anos consecutivos - e com possibilidade reeleições sucessivas, heim!), o novo Governador do Estado, além do próximo Presidente do País. Precisamos pensar bem para ter certa a escolha de indivíduos que defendem, MESMO, os interesses do povo trabalhador (e não apenas de “certos grupos de privilegiados”); pessoas que realmente trabalhem (é bom dar uma analisada nos quóruns das Casas Legislativas, e também em listas de “Parlamentares Nota 10” – divulgadas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar/Diap). Afinal de contas, a despeito de haver certa descrença (e bastante desapontamento) em relação aos “homens Públicos”, é certo que, sem uma ação consciente nas urnas, o cenário só se agravaria.

Entre os concorrentes ao Governo Minas, estão as chapas Hélio/Patrus (PMDB/PT); e Anastasia/Alberto Pinto (PSDB/PP). As pesquisas, no caso do Governo, são controversas, há apontamentos em favor de Costa e outros de Anastasia. Tecnicamente, porém, por ora, eles ainda estariam empatados. Para o Senado, os mineiros preferem Aécio Neves (PSDB), com quase 70%; seguido por Itamar Franco (PPS) – com cerca de 40% e de Fernando Pimentel (PT). Para governar o Brasil, hoje, ganharia a candidata do atual governo: Dilma (PT), seguida de Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Na corrida aos Executivos (Estadual e Federal) e ao Senado (majoritárias), em municípios com mais de 200 mil eleitores. , se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos (descartam-se brancos e nulos), haverá segundo turno. Em tal caso, o retorno às urnas será dia 31 de outubro (também domingo).

Nos dois turnos, o horário de votação é entre 8 e 17 horas . Na TV e no rádio, a propaganda gratuita termina em 30/9. Em caso de segundo turno, reinício do horário eleitoral dia 16/10, e término dia 29. De acordo com site da Assembleia Legislativa (ALMG), o “Centro de Atendimento ao Cidadão” daquela Casa vai colaborar, efetivamente, na divulgação dos resultados do Pleito por meio do site; de boletins parciais; telões no Teatro e no hall de entrada ligados ao TSE; e programação especial na TV (com análises, debates e boletins ao vivo). (Fontes: ALMG, TRE, G1, Ibope e DataFolha)

(Incluída em 22/09/2010 às 17:32)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524