conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Eleições 2010, na semana do pleito, DataFolha aponta queda de Dilma


No próximo domingo, 3/10/2010, entre 8 e 17 horas , será realizado o pleito para eleger os novos governadores brasileiros; o presidente do País; e os membros dos Parlamentos (Federais/Estaduais). Nestes últimos dias que precedem a eleição, segundo nota publicada pela “Agência Brasil de Notícias”, a candidata Dilma Roussef (PT), que almeja suceder o presidente Lula no Palácio da Alvorada, teria perdido 3 pontos percentuais. Os dados são da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto DataFolha. O levantamento mostra Dilma com 51% de intenção dos votos válidos (descartados brancos e nulos); José Serra (PSDB), com 32%; e Marina Silva (PV), com 16%. A margem de erro da pesquisa, entretanto, é de dois pontos percentuais, o que complica qualquer prognóstico (pois Dilma poderia ficar entre 49 e 53%).

Registrados na segunda, 27/10, os números mostram que, na comparação com a pesquisa anterior (feita dias 21 e 22), a candidata petista caiu 3 pontos, enquanto o tucano cresceu um ponto percentual. Já Marina Silva teria ganhado 2 pontos. Para se eleger em primeiro turno, o candidato deve ter 50% (mais um) dos votos válidos. Portanto, caso seja mantida a tendência de queda de Dilma, pode haver segundo turno para eleição presidencial. E se houver , a votação decisiva já tem data marcada: o último domingo de outubro (dia 31), no mesmo horário. Detalhe: nesta eleição, será OBRIGATÓRIA, além do título, a apresentação de outro documento oficial com foto (ATENÇÃO! Não é um ou outro. São os DOIS documentos juntos).

Aperto em Minas Gerais: aqui, em nosso Estado, a disputa pelo Palácio da Liberdade continua acirrada. O mesmo DataFolha (em pesquisa de 24/9/2010) mostra a chapa Anastasia/Alberto Pinto (PSDB/PP) com 42% das intenções de voto, contra 37% da composição Hélio Costa/Patrus (PMDB/PT). Costa estaria mantendo percentuais estáveis, comparando-se os dados citados aos de pesquisas anteriores. Já Anastasia tem oscilado mais (ora para cima, ora para baixo). Contudo, a diferença a favor de Anastasia, de acordo com o DataFolha, teria passado de três para cinco pontos percentuais. O Instituto informa que o número do tucano (número 45) é mais conhecido pelo eleitorado do que o do peemedebista (número 15).

Aécio Senador: na corrida ao senado, mantém-se a tendência Aécio Neves (PSDB) está na ponta; em seguida vem Itamar Franco (PPS); depois, o ex-prefeito de BH, Fernando Pimentel. Os mineiros poderão eleger dois senadores (mandato de 8 anos, com direito a reeleições). Então, pessoal, estamos na reta final, vamos votar com consciência e ética, revendo os antecedentes dos candidatos e analisando, com igual importância, qual é o projeto que ele defende, bem como o que isso significará para o futuro da população. (Fontes: Agência Brasil, TRE e Instituto DataFolha)

(Incluída em 28/09/2010 às 11:29)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524