conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG lamenta redução da bancada feminina na ALMG


Minas continua com um dos mais baixos índices de mulheres no parlamento

No balanço-geral, o SERJUSMIG acredita que a próxima legislatura da Casa Legislativa mineira (ALMG), de 2011 a 2015, terá muitos parlamentares afinados com os interesses dos trabalhadores. Novos deputados com histórico de apoio às causas do funcionalismo, por exemplo, tomarão posse em 1º/2/2010. Mas, nesse perfil futuro da ALMG, há um fato a se lamentar: a bancada feminina diminuiu, passando de cinco para quatro deputadas. Duas destas reeleitas: Maria Tereza Lara (PT) e Rosangela Reis (PV). As novatas são Liza Prado (PSB) e Luzia Ferreira (PPS). Não conseguiram retornar à Casa: Ana Maria Resende (PSDB) - segunda suplente; Cecília Ferramenta (PT) - sétima suplente; e Gláucia Brandão (PPS) - primeira suplente.

Infelizmente, mais uma vez (foi assim em eleições anteriores também), o índice de mulheres no parlamento de Minas (5,19%) está abaixo da média nacional (11,6%). A ALMG possui 77 cadeiras, e, a partir do próximo ano, somente quatro serão ocupadas pelas “damas”. Por isso, O SERJUSMIG ressalta: ao votar, as mulheres das “Alterosas” precisam ficar mais atentas a esses dados . Essa lamentável situação deve também de servir de alerta para os partidos políticos: é preciso lançar mais mulheres a cargos eletivos, bem como investir em prol da eleição delas.

Afinal, há uma série de questões, como: maternidade, família, dupla jornada, violência familiar, educação (e afins) que só têm a ganhar com a presença de mais mulheres no parlamento. Atenção, pessoal! Nas próximas idas às urnas, vamos votar mais em mulheres! Temos de ajudar a fortalecer a bancada feminina.

Breve perfil das QUATRO deputadas eleitas para 2011 (17ª Legislatura)

Liza Prado (PSB): está no quarto mandato como vereadora em Uberlândia. Em dois pleitos, obteve a maior votação local: 12 mil votos (2000) e mais de 9 mil (2008). É graduada em Direito, com especialização em Direito Público e Direitos Difusos e Coletivos. Liza é irmã do deputado estadual Weliton Prado (PT), este foi eleito para Federal.

Luzia Ferreira (PPS): atual presidente da Câmara de BH (primeira mulher a ocupar o cargo) é Bióloga (UFMG) e pós-graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro.

Maria Tereza Lara (PT): vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG. Pedagoga (UFMG), professora e supervisora escolar, é especialista em Administração Escolar. Vai para o quarto mandato na ALMG
Rosângela Reis (PV): preside a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da ALMG. É Pedagoga e pós-graduada em Didática. Começou a carreira como vereadora em Ipatinga. Desde 1997, mantém o projeto social "Associação Ação Social pela Vida". Vai para o segundo mandato na ALMG.

Fonte: ALMG
(Incluída em 05/10/2010 às 10:27)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524