conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

TJ chama entidades Sindicais e Amagis para reunião de última hora

Encontro, encerrado por volta das 18h30 de 5/10/2010, trouxe poucas informações novas, mas acrescentou detalhes significativos, além de registrar importância da categoria


Servidores e magistrados receberão, ainda neste 2010, e de forma isonômica, valores referentes a passivos a que têm direito junto à Administração do Tribunal. Foi esta a notícia que o presidente do Tribunal Mineiro (TJMG) deu a representantes dos Sindicatos dos servidores (SERJUSMIG, Sinjus-MG e Sindojus) e da Amagis na noite de terça, 5/10/2010, em reunião convocada minutos antes .

No encontro, Cláudio Costa esclareceu que as Notas que publicou, na Intranet do TJ (dia 29/09), referem-se a um Projeto de Lei (PL) de suplementação orçamentária, a ser encaminhado à ALMG nos próximos dias.Tal PL decorre de negociações que ele já vinha realizando. Os dirigentes Sindicais se empenharam para que fosse revelada, com exatidão, qual é a pendência que o TJMG vai acertar, mas não houve jeito: o presidente limitou-se a garantir que a surpresa será boa. Além disso, reforçou que, aprovada a suplementação, os valores serão utilizados, praticamente em sua totalidade, para quitar esses débitos do Tribunal com servidores e magistrados, (frise-se, de forma isonômica).

Isso dá a entender que são verbas comuns a magistrados e servidores, ou, no mínimo, que os recursos advindos da suplementação serão repartidos de forma equânime e justa. O presidente esclareceu também que apenas uma pequena parte dos recursos vai ser utilizada na desapropriação de um prédio, hoje, ocupado por um setor do Judiciário, e que os valores serão conhecidos quando se aprovar o Decreto Lei.

A notícia dada pelo presidente, agora pessoalmente, diz respeito a créditos que servidores e magistrados têm no TJMG (questões financeiras em atraso). Portanto, fica descartada a hipótese de que as notas publicadas na Intranet se refiram à instituição de algum novo benefício, ou aumento nos valores dos atuais. Isso, entretanto,não esvazia a discussão da pauta de reivindicação dos servidores, para a qual há reunião já agendada para 19/10/10. A despeito de haver pouca novidade em relação ao quê e quanto será pago , há que se observar a existência de pontos positivos: primeiramente, o fato de o próprio presidente se preocupar em chamar todas as representações (de servidores e magistrados) e, em especial, de salientar que o tratamento será isonômico. É também um momento crucial na definição do relacionamento do presidente com os Servidores (cansados de se ver tomados por "surpresas negativas" e promessas descumpridas) , uma vez que, deste encontro de 5/10, saiu um compromisso: honrar passivos e tratar com isonomia os envolvidos .

(Incluída em 06/10/2010 às 13:09)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524