conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Trabalhador do Judiciário mineiro: sobrecarregado, pouco valorizado e ainda sob riscos!

Oficial de Justiça de Pouso Alegre, cumprindo o seu dever, é ameaçado e agredido. ADICIONAL DE PERICULOSIDADE JÁ!


O SERJUSMIG vem reforçar a necessidade de o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) valorizar mais seus servidores. Aproveitamos para frisar, em especial, a importância de se votar (com URGÊNCIA) o Projeto de Lei (PL) 3797/2009 – que trata do adicional de periculosidade, com a emenda idealizada por este Sindicato. Tal emenda propõe a extensão do adicional a TODOS os trabalhadores da Casa que, diariamente, arriscam suas vidas em diligências externas. Para ilustrar a importância disso, narramos, a seguir, um lamentável caso ocorrido em Pouso Alegre. Nosso companheiro Sebastião Pereira Monroe, Oficial de Justiça Avaliador da Comarca de Pouso Alegre, foi agredido (moral e fisicamente), tendo corrido risco de morrer, enquanto cumpria o seu dever. O absurdo se passou na noite de 15/9/2010.

A vítima (nosso colega), imediatamente, lavrou ocorrência policial. No dia seguinte, ele solicitou que a Instituição para a qual trabalha (o TJMG) tome providências. Independentemente da ação do Tribunal, o SERJUSMIG já acionou sua Assessoria Jurídica, a fim de averiguar que iniciativas o Sindicato pode tomar em favor do companheiro. Lamentamos, profundamente, esse tipo de absurdo, tomando como nossas as palavras e a indignação de Sebastião.

O triste caso: Cumprindo mandado de busca e apreensão (expedido pelo Tribunal), Sebastião Pereira Monroe abordou, às 20h do dia 15 de setembro, o indivíduo citado no mandado. O Oficial deveria levar um veículo que, naquele momento, estava estacionado no local em que ele abordara o réu. Além de não ceder o veículo, em postura agressiva, o citado ameaçou Sebastião. Em seguida, agrediu-lhe fisicamente, tendo, inclusive, rasgado a camisa do servidor do TJ. Nosso companheiro só não foi assassinado porque uma pessoa da família interveio, entrando na frente do rapaz, quando este ia em direção a Sebastião (armado com uma pá), gritando que “lhe esmagaria a cabeça”. O indivíduo evadiu-se, levando o veículo, e ainda ameaçando atropelar o profissional da Justiça. Esse tipo de fato deixa claro: é urgente a aprovação do PL da PERICULOSIDADE JÁ! (com a emenda de extensão)

(Incluída em 15/10/2010 às 17:28)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524