conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Juiz de Fora protagoniza um sábado produtivo

Encontro Regional: auditório lotado e servidores mobilizados em prol de mais união e conscientização


Redescobertas, superação, consciência e união. Esse compasso ritmou a abertura do “3º Encontro Regional do SERJUSMIG”. Esta primeira etapa da atividade - que, nos próximos meses, terá continuidade nas demais regionais do NOSSO Sindicato em Minas Gerais - foi realizada no Victory Business Hotel, em Juiz de Fora (JF). No evento, mais de 200 representantes – provenientes de quase 30 comarcas da Região da Zona da Mata Mineira - acompanharam explanações de temas voltados a temas pujantes para os direitos da categoria. Após o credenciamento e o “cafezinho” - este marcado pela alegria dos reencontros -, por volta das 9 horas, o diretor Regional do SERJUSMIG em Juiz de Fora, Walter Gonçalves (o “Waltinho”), abriu oficialmente o evento, apresentando o “Coral de Surdos da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Santos Dummont (Apas/SD)

Exemplo de Superação - Enquanto o Hino Nacional era executado (em som mecânico), à frente do público, o Coral dava uma aula de superação. Utilizando os movimentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), as mãos dos jovens do grupo “coreografaram” a letra da Música Oficial do Brasil. A Mesa de Abertura contou com a presença de dirigentes do SERJUSMIG (dois deles fazem parte do quadro de servidores da comarca anfitriã: o próprio Waltinho, e José Teotônio P. Gouvêa - Diretor Secretário). Além dos sindicalistas, à mesa, participação também do vereador do PMDB local, Bruno Siqueira (recém-eleito deputado estadual para a Legislatura a se iniciar em 2011), e do diretor do Fórum de JF, juiz Edir Guerson Medeiros. Ambos enfatizaram o poder da união, bem como o bom exemplo que presenciavam (referindo-se ao auditório lotado de servidores).

Lições de União - Após a abertura, a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, enfocou a importância da UNIÃO (e de se estar consciente deste valor) . Porém, antes de explicitar seus argumentos, Sandra convidou os servidores a acompanhar alguns vídeos que - com imagens vibrantes e concretas – evidenciam o poder da união e da determinação (avaliaremos a possibilidade de disponibilizar esses filmes em nosso site). Ao final da exibição, a dirigente da NOSSA entidade fez um alerta sobre a mensagem transmitida nas telas, reiterando que o tema voltaria a ser debatido (enfocando seu impacto nas lutas dos trabalhadores, sobretudo da Justiça). Na sequência, o professor Márcio Henrique de Oliveira proferiu sua palestra, resgatando a História de Construção das Lutas pelos direitos dos Trabalhadores no Brasil. Depois dessa “aula” de História do sindicalismo, Sandra voltou a tomar a palavra, a fim de esclarecer dúvidas (perguntas entregues à mesa).

Esclarecimentos - A presidente da entidade sanou dúvidas sobre a data-base (definida para 1º de maio de 2011).Neste ponto,, ressaltou que os Sindicatos cobraram do Tribunal (TJMG) o início das negociações sobre o possível índice de reajuste. As entidades também solicitaram ao Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese) cálculos para negociar tal percentual (os sindicalistas almejam, além do percentual inflacionário, estudos do TJ visando a incorporar ganhos reais nos NOSSOS vencimentos, paulatinamente: incluindo-o nos seus planejamentos. Com isso, seria possível, mesmo que em médio prazo, repor perdas acumuladas). Sandra ainda lembrou que, em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a categoria precisa se unir para “brigar” pela divisão isonômica do Orçamento do TJMG. Entre outros pontos, ela abordou, ainda, questões afetas à Carreira (como a revisão do Plano de Carreiras: vagas e pagamentos de Promoções Verticais) ; redesenho da Primeira Instância; pagamento de plantões; auxílios e benefícios; projetos em tramitação no Legislativo, além da CAMPANHA SAÚDE E SEGURANÇA (iniciada pelo SERJUSMIG em 28/10. Aqui, reiterou a importância do envolvimento das comarcas, no que concerne à coleta do abaixo-assinado: disponível “para baixar” no site do Sindicato). Por volta das 12h, os trabalhos da manhã foram encerrados.

Expectativas para mais tarde - Após o almoço, a sindicalista Beatriz Cerqueira (Coordenadora-Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação [SindUTE/MG] que, neste 2010, organizou um amplo movimento grevista no Estado) abordará as lutas e conquistas desses colegas. Em seguida, outras dúvidas elencadas, bem como sugestões registradas pelos presentes, serão contempladas pela direção do SERJUSMIG. Acompanhe, amanhã (domingo, 21/11), aqui no site, a cobertura das atividades desta tarde de sábado. (Na próxima semana, disponibilizaremos algumas imagens deste produtivo sábado em JF)

(Incluída em 20/11/2010 às 12:47)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524