conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Chacina de Unaí: protesto contra SETE anos de impunidade

Manifestantes fizeram a chamada dos servidores assassinados, clamando por “Julgamento Já!”


“SETE anos de impunidade – Chacina de Unaí – Justiça Já!” Foi com essas palavras, explicitas em materiais impressos - e no clamor de mais de 200 pessoas - que, na manhã da sexta-feira, 28/1/2011, auditores fiscais do trabalho (AFTs); apoiados por representantes de movimentos sociais, autoridades e familiares das vítimas ocuparam a escada e a calçada do prédio do Tribunal Regional Federal (TRF) 1ª Região, localizado em Belo Horizonte. A data foi escolhida porque foi num 28 de janeiro (em 2004) que três Auditores Fiscais do Trabalho e um motorista do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foram emboscados e assassinados numa estrada de Unaí (MG). São eles, respectivamente: Erastótenes de Almeida Gonçalves; João Batista Soares Lage; Nelson José da Silva e Ailton Pereira de Oliveira. Durante o protesto, os manifestantes vestiram camisetas com fotos das vítimas.

Desde de 2004, a sociedade clama contra a impunidade dos nove envolvidos no crime (mandantes/executores). Afinal, embora desde dezembro daquele fatídico ano, o TRF 1ª Região tenha expedido Sentença de Pronúncia, decidindo que TODOS os envolvidos apontados nas investigações deveriam ir a júri popular, ainda não houve julgamento. Atualmente, quatro réus estão em TOTAL liberdade, beneficiados por Hábeas Corpus; os outros cinco permanecem na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG). O fazendeiro Antério Mânica, indiciado como mandante, teve o processo desmembrado dos demais. Depois do crime, Mânica foi eleito prefeito de Unaí e, com isso, adquiriu "direito" a foro especial. Por determinação da Justiça, ele só será julgado após concluído o julgamento dos demais implicados.

O protesto da sexta, 28/1/2011, foi, mais uma vez, organizado pelo Sindicato Nacional dos AFTs (Sinait), em parceria com a Associação da Categoria (AAFIT). Desde de 2004, várias vezes por ano, as duas entidades têm organizado essas manifestações, clamando contra a IMPUNIDADE dos CRIMINOSOS. Durante a mobilização, dirigentes sindicais/sociais e autoridades se pronunciaram. Helba Soares (viúva de Nelson) e Genir Lage (viúva de João Batista) representaram as famílias. Na oportunidade, os manifestantes soltaram cinco mil balões brancos (em substituição aos balões pretos que marcaram os movimentos anteriores).Segundo os dirigentes do Sinait, Rosângela Rassy (presidente); e da AAFIT, João Frasão (também presidente), os balões brancos simbolizam a ESPERANÇA de auditores, familiares e da sociedade de que o julgamento seja logo marcado, uma vez que não existem mais recursos pendentes em instâncias superiores. O SERJUSMIG aproveita para reiterar seu integral apoio à justa manifestação de nossos companheiros AFTs e, mais uma vez, expressar NOSSA solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Façamos NOSSAS as palavras proferidas no protesto: "Chega de Impunidade, Justiça Já!” . (Fonte release da Assessora de Comunicação do Sinait/AAFIT, Nilza Murari. Foto de Ícaro Moreno ) .

(Incluída em 31/01/2011 às 14:27)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524