conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

PEC 190: SERJUSMIG fortalece Plantão em Brasília!

Ações semanais no Parlamento e Encontros Regionais sobre a proposta.

Representantes do NOSSO SERJUSMIG estão, mais uma vez, na Capital Federal lutando, no Congresso Nacional,em prol da AGILIZAÇÃO e APROVAÇÃO da Proposta de Emenda (PEC) 190/2007 (que visa permitir a criação do Estatuto Nacional dos Servidores da Justiça Estadual). Os dirigentes Luiz Fernando Souza e Rui Viana (respectivamente, primeiro e segundo vice-presidentes) permanecem dois dias em Brasília: terça e quarta, 3 e 4/5/2011, “visitando” gabinetes e negociando com deputados. A participação de NOSSOS representantes faz parte de um “Calendário de Ações” proposto pela Federação da categoria (Fenajud). Tais mobilizações foram deliberadas depois de encerrado o “Grande Movimento do dia 13/4/2011” (que também contou com uma Caravana NOSSA).De acordo com o calendário proposto pela Fenajud (elaborado em parceria com as entidades, no dia14/4/2011), sindicatos de diversos Estados vão se revezar em “Plantões Semanais” no Parlamento Federal. Nestes dois dias (3 e 4/5), além do SERJUSMIG, representantes das entidades do Rio Grande Sul (Sindjus-RS) e do Rio Grande do Norte (Sisjern-RN) também são “plantonistas”.

A ideia é manter “a chama acesa”, não permitindo que os deputados “se esqueçam” da nossa PEC 190/2007. Os “Plantões” são desdobramentos das atividades realizadas em 12 e 13/4 (para detalhes desse movimento de abril visite os sites antigo.serjusmig.org.br e/ou www.fenajud.org.br). Durante os Plantões, os representantes sindicais farão “visitas” aos 21 líderes dos partidos, insistindo na inclusão da PEC 190/07 na Ordem do Dia para votação no Plenário da Câmara Federal. As incursões contarão com o acompanhamento de representantes da direção da Fenajud. Elas serão sempre às terças e quartas-feiras . Além disso, TODOS os Sindicatos envolvidos nas ações em prol da PEC 190/2007 se comprometeram a intensificar o trabalho no âmbito dos Estados, sensibilizando deputados e bancadas para que ajudem a pressionar seus congêneres federais. Outra iniciativa é a de que se realizem “Encontros Regionais”, visando a ampliar o debate sobre a PEC. O “Movimento pró-PEC 190/2007” também vai agendar audiências com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso; e das Relações Institucionais, Luiz Sérgio; com o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra; e com o presidente do Colégio de Presidentes de Tribunais, Marcus Faver.

Esses “Plantões Semanais” em Brasília (com as ações nos gabinetes) tiveram início na semana passada, dias 26 e 27 de abril. Nestas datas, os “plantonistas” foram companheiros(as) dos Sindicatos de Santa Catarina (SinjuSC); Alagoas (Serjal-AL) e Espírito Santo (Sindijudiciário-ES). Na próxima semana, dias 10 e 11/5, será a vez dos representantes de Rondônia (Sinjur-RO); Paraíba (Sinjep-PB) e Mato Grosso do Sul (Sindjus-MS). A mobilização continuará até a última semana deste maio. Os Sindicalistas da Bahia (Sintaj-BA); de Goiás (Sindjustiça-GO) e do Amapá (Sinjap-AP) “fincarão o pé” no Planalto Central nos dias 17 e 18/5. E nos dois últimos “Plantões” (24 e 25/5) seremos representados por Bahia novamente (Sinpojud-BA); Maranhão (Sindjus-MA) e Paraná (Sindijus-PR). Além dessa forte permanência no Parlamento Federal, foi organizada uma programação de “Encontros Regionais”. Estes objetivam levar detalhes da PEC 190/2007 à base da categoria, bem como aprofundar o debate sobre o texto em tramitação na Câmara dos Deputados. Tais encontros devem começar a ser realizados ainda em maio.(Fonte: site da Fenajud)

(Incluída em 05/05/2011 às 14:26)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524