conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Pensa TJ debate reengenharia do tempo

DEBATE

Não vai demorar muito para a reengenharia do tempo acontecer porque o cotidiano dos brasileiros está se tornando intolerável. Homens e mulheres começam a perceber que estão comprando, como único possível, um estilo de vida que não compensa. A opinião é da professora, jornalista e escritora, Rosiska Darcy de Oliveira, palestrante do Pensa TJ, que acontece dia 11 de maio, às 19 horas, no auditório do Anexo II, do TJMG. O tema não poderia ser outro: reengenharia do tempo.

Para a especialista, é preciso reinventar não só as empresas e a administração pública, mas também a sociedade para que haja a conciliação entre trabalho e vida pessoal. “O trabalho passou a ter uma preponderância enorme em detrimento dos aspectos particulares e o equilíbrio entre profissional e privado só será alcançado com políticas públicas”, revela. A professora ainda destaca que as pessoas têm consumido energias pessoais, a vida e as relações afetivas para garantir “um consumo de coisas, de símbolos que, no fundo, nem sabemos se de fato queremos”. Como solução para alcançar qualidade de vida, ela propõe que homens e mulheres reorganizem seu tempo em função de novos valores.

Rosiska Darcy de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro, viveu exilada na Suíça durante 15 anos, onde estudou com Jean Piaget, e doutorou-se na Universidade de Genebra. De volta ao Brasil, presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e representou o país na Comissão Interamericana de Mulheres da OEA. Fundou o Centro de Liderança da Mulher, é consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento e integra o Painel Mundial sobre a Democracia da Unesco. Como jornalista, trabalhou na Revista Visão, TV Globo e Jornal do Brasil. Na Europa, é autora de dois livros e, no Brasil, publicou “A Dama e o Unicórnio” e “Outono de Ouro e Sangue”. Seu último livro é “Reengenharia do Tempo”.

Para assistir à palestra do Pensa TJ, não é necessário adquirir convites antecipadamente. O evento é realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), conta com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Assessoria de Comunicação Institucional.

Fonte: Site do TJMG
(Incluída em 04/05/2006 às 09:35)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524