conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Greve: protesto de policiais e professores lota Centro de BH


Reivindicar melhorias e aumento salarial. Este foi o propósito das manifestações realizadas no entardecer da quarta-feira, 8/6/2011, pelos policiais civis e militares, e professores da Rede Estadual de Minas. Os policiais e agentes penitenciários iniciaram a manifestação na Praça da Liberdade. Posteriormente, seguiram em direção a Praça Sete, local em que houve o encontro com os professores, cujo protesto teve início na Praça da Assembleia Legislativa (ALMG). Parte da classe de policiais civis está em greve desde o mês passado (maio).Os profissionais da Educação, entretanto, deram a "largada" de sua greve com o citado movimento de 8/6. Policiais militares e bombeiros, que também estavam em greve, decidiram finalizar sua paralisação, aceitando a proposta de reajuste apresentada pelo Governo Anastasia (98,5% de reajuste escalonado, em seis vezes, até 2015).

Embora os números sobre a quantidade de manifestantes estejam "desencontrados" (com cada órgão/entidade divulgando contagens diferentes) uma coisa é certa, conforme atestam as imagens do movimento: a Região Central da Capital Mineira foi tomada por milhares de representantes das categorias grevistas. De acordo com a contagem do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), um dos organizadores do protesto, estiveram presentes ao Ato Público aproximadamente 5 mil pessoas. Os Educadores também ressaltaram que o seu movimento grevista é por tempo indeterminado. Eles reivindicam negociações com o Governo para alteração do piso salarial (pago para a jornada de 24 horas semanais).

Assim como os profissionais da Educação, os Policiais Civis também permanecem em greve. Os representantes do grupo esclarecem que a proposta salarial do Governo não satisfez à categoria, além desconsiderar importantes reivindicações, como a realização de concurso público. (Fontes: O Tempo, EM, SindUTE).
(Incluída em 09/06/2011 às 17:15)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524