conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Encontro da Fenajud, tarde de quinta: debates centrados


Ao retornar do almoço, por volta das 15 horas, os representantes do Judiciário Estadual Brasileiro, reunidos no “5º Conselho de Representantes e 4º Coletivo Jurídico da Fenajud”, retomaram os trabalhos com “pique total”. Nos primeiros momentos da tarde, destaque para a pauta política da Federação, com especial atenção ao “Congresso/Eleição da nova diretoria” da entidade, em novembro deste 2011, em Maceió. Além de fazer deliberações sobre temas e palestrantes para o evento, bem como estabelecer prazos e dinâmicas, os representantes sindicais, provenientes dos “quatro cantos” do País, levantaram importantes dilemas e dramas que devem estar no cerne dos debates da Federação, bem como fazer parte da pauta das entidades sindicais (como democratização do Judiciário, “relacionamento/posturas” com/do CNJ, precarização da força e das relações de trabalho dentro dos TJs, e afins).

Levantados os questionamentos, esclarecidas as dúvidas e definidas as questões centrais acerca do Congresso da Fenajud, o foco foi para as matérias de interesse do servidor que tramitam em Brasília, como, por exemplo, a Proposta de Emenda (PEC) 190 (que visa a permitir a criação de um estatuto nacional unificado para os servidores da Justiça Estadual). No momento desses debates, a Comunicação do SERJUSMIG precisou se retirar, a fim de assegurar para a categoria informações sobre a reunião com o relator do PL 2125 (Data-Base) na ALMG. Nesta tarde de quinta, no Encontro da Fenajud, as entidades mineiras foram representadas pelo 1º Vice-Presidente do SERJUSMIG, Luiz Fernando Souza. Isto porque os demais dirigentes das duas entidades co-organizadoras do evento (SERJUSMIG e SINJUS-MG) estavam na Casa Legislativa, na citada reunião, articulando ações em prol do PL da Data-Base (Detalhes aqui).

Amanhã, sexta, 5/8, as atividades do encontro estão previstas para iniciar às 8h30. Caso temas relevantes tenham sido levantados hoje, quinta, 4/8, depois de nossa saída (por volta das 17h), eles serão publicados amanhã.

(Incluída em 04/08/2011 às 17:44)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524