conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Encontro de Delegados, tarde de 21/10: greve e lutas em pauta!

Ao retornar do almoço, com as energias renovadas, os(as) quase 500 participantes do “13º Encontro de Delegados do SERJUSMIG” retomaram os trabalhos. Por volta das 15h, todos acompanharam as primeiras palestras da tarde, sobre um tema instigador: Greve de Trabalhadores, especialmente no Serviço Público! O assunto foi abordado primeiramente pelo Economista/Cientista Político (pela UFMG), e Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Carlindo Rodrigues. Na sequência, veio a explanação da Coordenadora-Geral do Sind-UTE/MG, Beatriz da Silva Cerqueira (Bia).

PASSADO e PRESENTE: ao expor suas considerações sobre os “Os Desafios Atuais do Sindicalismo”, Carlindo fez uma ampla viagem pela História das lutas da Classe Trabalhadora, abordando os primórdios desta luta, até chegar ao Direito de Greve no Brasil (com a Constituição de 1988). Além disso, ele abordou o trabalho do Dieese, e enfatizou as questões mais relevantes para a regulamentação da greve no Serviço Público. Já Beatriz concentrou sua fala em um fato recente e marcante da categoria dela: “A Greve deste 2011 dos Profissionais da Educação de Minas Gerais (de mais de 100 dias)”. Bia voltou a relatar o “cala a boca” do Governo de Minas sobre a imprensa comercial (que não mostrou a “verdadeira greve”). Para mostrar um pouco do que não foi divulgado, Beatriz abriu sua palestra com vídeos (confrontos dos grevistas com a Batalhão de Choque da Polícia. Segundo Bia, tais filmes estão disponíveis no Youtube). Na sequência, a Educadora fez um balanço da mobilização dos Educadores (neste 2011), relatando as lutas; os sustos; a resistência; e a análise que a categoria e o Sind-UTE/MG fazem do resultado do movimento. Depois das duas palestras, os(as) participantes puderam elencar questionamentos/considerações, que os palestrantes responderam prontamente.

Depois de Beatriz, veio a participação do Secretário Luiz Carlos Elói, interlocutor oficial da Presidência do Tribunal com os Sindicatos (substituindo Rosana Mont’Alverne, que não pôde comparecer devido a problemas de saúde: ausência bastante lamentada pelos[as] participantes). Dr. Elói, a pedido da própria Rosana conforme ele explicou, manteve o mesmo tema da palestra que ela deveria proferir -“Momento de Decisão: trocando obstáculos por resultados”. Antes de iniciar a sua abordagem, porém, ele justificou o fato de não se sentir preparado para seguir “à risca” aquilo que fora programado por Rosana. Assim, abordaria o tema com ótica própria. Entretanto, ressaltou, por solicitação da palestrante ausente, trouxera vídeo. Além de exibir o filme, a fim provocar reflexões, o palestrante enumerou obstáculos que, cotidianamente fazem parte da vida humana e que podem servir de trampolim para mudanças positivas. Após a palestra, o Secretário respondeu a alguns questionamentos dos(as) presentes (a maioria das perguntas relacionadas a questões administrativas do TJMG). A palestra foi seguida de um breve intervalo.

RESUMO DE LUTAS DO SERJUSMIG: após o Cofee Break, os(as) delegados(as) retornaram ao Salão Azul do Hotel Tauá para acompanhar a primeira parte do painel dedicado ao “Resumo de Lutas do SERJUSMIG”, apresentado pela presidente do Sindicato, Sandra Silvestrini, com o suporte dos Vice-Presidentes, Luiz Fernando Souza e Rui Viana, na condução dos trabalhos. Este “Resumo” terá continuidade amanhã, sábado, 22/10, após a Assembleia Geral (AGE). Tal painel visa a deixar a categoria bem embasada sobre todas as ações e trabalhos de NOSSO Sindicato. Com isto, a diretoria do SERJUSMIG almeja fornecer subsídios para que sejam elencadas considerações, questionamentos e propostas. Estas poderão contribuir na confecção da “Carta de Intenções do 13 Encontro de Delegados do SERJUSMIG”.

Amanhã, sábado, os trabalhos começarão pela AGE (com primeira chamada às 8h30; e segunda às 9h).




(Incluída em 21/10/2011 às 19:40)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524